Mudança da hora em discussão no Café com Ciência

A mudança da hora é o tema do próximo Café Com Ciência, debate promovido pelo Planetário – Centro de Ciência Viva de Braga, que vai decorrer no próximo dia 29 de março. Para a discussão, o Planetário convidou Rui Agostinho, cientista e antigo director do Observatório Astronómico de Lisboa.
A proposta da mudança da hora foi discutida pela Comissão Europeia e prevê a extinção da actual hora de inverno, ou seja, que entre Dezembro e Janeiro, o nascer do sol aconteça apenas às 8h55, bem perto das nove da manhã. Em compensação, no inverno, o sol deixará de se pôr antes das 18h, já que o mais cedo que vai desaparecer do horizonte é às 18h14.
O director da Casa da Ciência de Braga assinala que o encontro de ideias “pretende esclarecer as pessoas com a alteração de horário” que prevê uma hora comum na Europa. “A alteração da hora pode trazer alterações significativas naquilo que é a nossa forma de viver”, diz João Vieira.
O responsável admite que há opiniões de todo o género quanto ao tema mas há algo que é certo: caso o fuso horário mude, “o dia-a-dia em Portugal vai ter consequências na hora de deitar, acordar ou de ir para a escola”, sublinhando que a alteração da hora “prende-se com a componente económica, porque as transferências bancárias poderão ter alguma melhoria sendo o horário o mesmo”.
Antigo director do Observatório Astronómico de Lisboa é o convidado
O cientista e antigo director do Observatório Astronómico de Lisboa Rui Agostinho é o convidado da Casa da Ciência para discutir o tema no dia 29. João Vieira justifica o convite a Rui Agostinho pelo facto de o cientista ter coordenado o tempo e a hora em Portugal “até há bem pouco tempo”, assinalando “o trabalho de várias décadas” do convidado.
O Café com Ciência acontece no dia 29 de Março e as inscrições, gratuitas, podem ser submetidas aqui.
Áudio:
O director da Casa da Ciência diz que a mudança da hora pode ter impactos significativos nos hábitos portugueses
