Música de rebelião chega ao Theatro Circo esta sexta-feira

Esta sexta-feira, a partir das 21h30, o Theatro Circo será palco de músicas da resistência espanhola durante a Guerra Civil, à conta do concerto dos Barbez. As canções serão revisitadas em conjunto com a cantora Velina Brown e fazem parte do álbum “For Those Who Came After: Songs of Resistance from the Spanish Civil War”, lançado em Outubro de 2017.
A banda nova-iorquina já conta com um historial de 6 álbuns, que versam sobre temas históricos, como o Holocausto ou a resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial, como o de 2007, “Force of Light”, uma homenagem ao poeta romano-judeu do Holocausto Paul Celan. O seguinte, “Bella Ciao”, foi inspirado por antigas melodias romano-judaicas e a resistência italiana durante a Segunda Guerra Mundial.
Em entrevista à RUM, o guitarrista Dan Kaufman falou sobre a “grande pertinência” de revisitar este tipo de temas históricos, lembrando que “têm ressurgido movimentos xenófobos e racistas dirigidos a emigrantes e refugiados, não só nos Estados Unidos da América, como também por toda a Europa”.
As canções do novo álbum “transmitem um espírito antifascista”. “Estas músicas são muito importantes, porque transmitem um espírito de união e rebelião, para que as pessoas se lembrem que não estão isoladas”, sublinhou.
O álbum que será apresentado no Theatro Circo foi gravado com a cantora Velina Brown e inclui dez icónicas canções da Guerra Civil Espanhola. Dan Kaufman explica que, Velina é “uma cantora incrível e poderosa”, elogiou. “Mostramos-lhe os arranjos, fizemos algumas alterações e demos às músicas um toque de ‘Barbez’, para que soassem mais modernas. Mas, às vezes, o mais importante é o espírito da música rock. Além disso, estas são cancões flexíveis”, lembrou.
Os bilhetes para o espectáculo de Barbez com Velina Brown custam 12 euros ou metade para quem tem cartão quadrilátero.
Áudio:
A RUM conversou com o guitarrista Dan Kaufman.
