“Não estou agarrado aos lugares. Sinto-me bem a executar”

Carlos Oliveira abandonou o cargo de administrador não executivo da InvestBraga. Esta quarta-feira, em declarações à RUM, o bracarense que já foi secretário de estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, assumiu a saída como uma decisão que já estava tomada há algum tempo, justificando que se fechou um ciclo com a inauguração bem sucedida do Altice FORUM Braga.
“É a forma como estou no serviço público e nos projectos de que faço parte. Chega a um momento em que faz sentido ceder a posição. Chegamos a um momento com um ciclo completo, em que para além do desenvolvimento económico das startups se faz a inauguração do FORUM Braga com enorme sucesso, e chegou uma altura em que me parece que já contribuí para a cidade com uma enorme equipa e que estaria na altura de poder ceder a posição para que possa haver uma nova liderança. É uma saída porque se atingiram os objectivos e porque me preciso de dedicar a outras actividades pessoais e profissionais”, começa por responder.
Carlos Oliveira realça que o balanço “é fácil de fazer nas três áreas”: dinamização económica, Startup Braga e na área de feiras de confressos e eventos. A regeneração do PEB e a nova estratégia de turismo de negócios, que “está implementada e a correr bem” são marcas que ficam.
“Não estou agarrado aos lugares, não estou agarrado às posições, não preciso de um cargo de presidente para me sentir bem”
Carlos Oliveira insistiu na ideia de que a decisão “já estava tomada há algum tempo”, afastando a hipótese de que esta saída esteja relacionada com outras questões, entre elas a derrapagem na obra de requalificação conhecida nos últimos dias. “Não vale a pena especular. A carta ao Sr. Presidente da CMB é de 12 de Setembro. Não tem rigorosamente nada a haver com nenhuma outra situação que não missão cumprida”, sublinhou.
De saída da InvestBraga, Carlos Oliveira disse estar disponível a manter “uma estreita relação com a câmara, como cidadão e como alguém que quer ajudar Braga”.
“Não estou agarrado aos lugares, não estou agarrado às posições, não preciso de um cargo de presidente para me sentir bem, sinto-me bem a executar.Portanto, a minha avaliação foi que executei o que me foi pedido com sucesso, e, depois de cinco anos de grande esforço, está na altura de ceder a minha posição”, esclareceu. Carlos Oliveira vai mais longe e avisa que não tem “quaisquer ambições políticas, ou o que quer que seja” não existindo “qualquer correlação com qualquer evento a não ser a avaliação pessoal”.
“Não estou com outro lugar em vista. Não funciono assim”.
Carlos Oliveira descartou ainda a hipótese de ter outro lugar em vista. “Não funciono assim. Cumpri uma missão, é o momento adequado e vou decidir o que vou fazer para a frente, depois de uns dias de descanso. Naturalmente que haverá vários projectos pela frente, mas não há ainda nenhum caminho fechado do que irei fazer em concreto a seguir”, rematou.
Como fica o próximo grande projecto, o Innovation Arena?
Depois da InvestBraga, Carlos Oliveira disse ao presidente da autarquia e ao reitor da UMinho estar disponível para, de outra forma, “continuar a contribuir para o próximo grande projecto, o Innovation Arena”. “É um projecto que ainda tem um período longo na frente de execução e para o qual iria precisar de estar, enquanto presidente da InvestBraga, com uma permanência muito forte nos próximos dois a três anos, algo que já me levaria a oito anos”, clarificou.
Carlos Oliveira lança agora o segundo ciclo para a cidade, e assegura estar disponível para contribuir naquilo que lhe for solicitado.
Áudio:
Explica as motivações da saída e faz balanço muito positivo do trabalho efectuado nos últimos cinco anos
