Nasceu a Academia Política de homenagem a Salgado Zenha

A criação da Academia Salgado Zenha foi hoje formalizada, na sede distrital do Partido Socialista. Centro de Estudos e Formação Política, esta academia é também uma homenagem a Francisco Salgado Zenha, o bracarense que se destacou como fundador da acção socialista portuguesa e também como um político de causas. “Esta academia de formação tem o objectivo principal de estudar a vida de Salgado Zenha, estudar a vivência política e cívica, de cidadania activa de um homem íntegro, culto, sério, que se afirmava pelos valores da democracia, da liberdade, da solidariedade. E é isso que queremos, transmitir essa mensagem às gerações vindouras, inspirados num homem que dizia muito ao concelho de Braga, ao distrito de Braga, mas também a Portugal e ao mundo”, afirma Joaquim Barreto, presidente da Federação Distrital do PS.

Encontros, debates, congressos são algumas das actividades previstas por uma academia que pretende, acima de tudo, formar novos quadros políticos e inspirar as novas gerações. Joaquim Barreto, que tem Salga do Zenha com um bom exemplo, explica em que vai consistir: “Será um instrumento para promover e desenvolver a democracia, a liberdade, a igualdade, a fraternidade, a justiça social, a inovação, o empreendedorismo, a capacidade de iniciativa. Tudo isso estará subjacente através de actividades como seminários, conferências, contacto directos com as pessoas, através de parcerias com outras entidades que se queiram associar a esta academia”.

A cerimónia recebeu figuras que privaram com Salgado Zenha, nomeadamente o antigo presidente da autarquia Mesquita Machado, e até a família do antigo presidente da Assembleia Municipal de Braga se associou a esta iniciativa, através de uma carta emocionada sobre os valores que fizeram reger a vida do político.

Também a Secretária-geral Adjunta do Partido Socialista, Ana Catarina Mendes, marcou presença na cerimónia, e elogiou a iniciativa, salientando as características do político que dá nome à nova Academia. “Este é um momento de memória e de futuro. É o momento para evocarmos a memória deste homem, que teve um dia um sonho, um sonho de um Portugal livre, democrático, solidário. Sonhou um Portugal culto, internacional, cosmopolita, era essa também a grande lição de Salgado Zenha”.

Esta Academia trata-se de uma pretensão antiga da Federação Distrital de Braga do PS, à qual se juntou a Federação Distrital de Braga da Juventude Socialista e o Departamento Federativo de Braga das Mulheres Socialistas. O presidente da Juventude Socialista, José Litra, considerou aliás que o momento para o nascimento desta Academia não poderia ser o melhor, já que o PS aprovou uma orientação para que nas próximas eleições autárquicas 25% das listas devam ser constituídas por jovens abaixo dos 35 anos. Isto porque o líder da JS considera que há um grande afastamento e desconhecimento dos jovens daquilo que são as estruturas políticas. 

Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv