“Natalidade é um dos grandes desafios da UE” – JMF

José Manuel Fernandes afirma que a natalidade é um dos principais desafios da União Europeia (UE). Em entrevista à RUM, o eurodeputado do PSD e presidente da federação distrital de Braga do Partido Social Democrata avisa que a juventude “tem de ser uma prioridade”, mas avisa que nos dias de hoje “para muitos casais há uma inversão de valores”.
Sobre as políticas de apoio à juventude, o eurodeputado refere que o emprego deve ser valorizado. “Queixamo-nos que a natalidade é muito baixa, mas é evidente, os jovens saem cada vez mais tarde de casa dos pais, têm dificuldade no acesso ao primeiro emprego e constituem família cada vez mais tarde”, começa por explicar. Para o eurodeputado, “o governo podia usar o plano Juncker para criar habitação para casais jovens, a preços mais baixos”, exemplificou. José Manuel Fernandes defende também o reforço da aposta na Educação, recordando que “é aí que tudo começa”.
Em 2030 a média de idade da UE será de 43 anos
O eurodeputado do PSD sublinha a importância de reforçar os apoios à natalidade e, até, de ajudar a mudar mentalidades. Em 2030 África a média de idades será de 21 anos, enquanto que na Europa será de 43 anos. José Manuel Fernandes avisa que é preciso impedir este cenário. “Isto demora muito tempo, mas tem que se começar já. Temos que contrariar e até mostrar que é uma questão de solidariedade para com as gerações futuras e uma questão de interesse das gerações actuais”, acrescentou.
O eurodeputado natural de Vila Verde foi mais longe nas questões da natalidade. José Manuel Fernandes considera que para muitos casais “há uma inversão de valores”. “Sou um defensor dos direitos dos animais, mas as pessoas estão sempre primeiro. Vê-se gente que diz que não tem dinheiro para ter filhos, porque é muita despesa, e nem tem tempo, mas depois conseguem ter quatro ou cinco animais, gastar um balúrdio no veterinário, mas dizer que não tem dinheiro para ter crianças. Esta inversão de valores é outro trabalho em relação ao qual devemos estar atentos”, defendeu.
A entrevista na integra ao programa Campus Verbal pode ser ouvida em podcast.
Áudio:
José Manuel Fernandes em entrevista à RUM
