Noite Branca: Protecção Civil aconselha utilização dos TUB

Os números não deverão ser muito diferentes das edições anteriores, mas a Noite Branca de Braga 2017 reforça a segurança e auxílio aos visitantes entre sexta-feira e domingo, com a organização a aconselhar os visitantes a optarem pelos transportes públicos em detrimento dos automóveis particulares. O evento arranca às 19H00 desta sexta-feira e prolonga-se até ao final de domingo. O Plano de Coordenação Municipal foi elaborado em conjunto com as diferentes forças de segurança.
Com milhares de pessoas nas ruas da cidade de Braga, as autoridades aconselham a utilização dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) a partir dos interfaces do Estádio Municipal de Braga, E.Lecler’c, e Avenida Robert Smith, locais onde podem estacionar “em segurança e gratuitamente as suas viaturas”, frisa a organização, optando aí pela utilização dos TUB que ao longo de toda a noite fazem o circuito até ao centro da cidade através de doze autocarros e vinte e quatro motoristas. O bilhete de ida e volta tem o custo associado de 1 euro.
Também a CP se associa ao evento com uma promoção de 2 €, ida e volta por pessoa, nos Comboios Urbanos do Porto, com origem em qualquer estação da rede e destino a Braga, válido entre as 12h00 de dia 1 de Setembro e o dia 3 de Setembro.
O Subintendente Pedro Colaço, chefe de operações do Comando Distrital da PSP de Braga aconselhou os visitantes a utilizarem os TUB nas noites do evento, evitando assim mais constangimentos de trânsito, não só pela afluência esperada pela organização, mas também pelo facto de boa parte das ruas nas imediações do centro da cidade se encontrarem cortadas ao trânsito automóvel.
Além disso, a PSP aconselha a população aos cuidados habitais em eventos de grande dimensão: “adoptar medidas de auto-protecção como não trazer objectos de valor à vista, acautelar os bolsos, as mochilas, as bolsas, por forma a minimizar os ilícitos criminais que possam acontecer”.
Para a edição deste ano o plano de Segurança conta com um posto de coordenação nas imediações das festividades, onde se encontram responsáveis da Protecção Civil, Cruz Vermelha, INEM, Bombeiros, Polícia Municipal e PSP. Além disso, estarão à disposição quatro equipas de emergência pré-hospitalar que irão percorrer as ruas da Noite Branca de Braga. “No fundo, pretende assegurar a coordenação institucional entre todas as entidades para socorro e segurança, para uma resposta rápida e eficaz às necessidades de segurança, protecção, socorro e assistência que eventualmente se venham a registar”, explicou Vítor Azevedo, chefe da Divisão Municipal de Protecção Civil.
O Posto de Socorro Avançado contará com cinco Ambulâncias de Socorro, quatro equipas apeadas de emergência pré-hospitalar e um veículo de combate a incêndios, meios estes assegurados pela Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga, Bombeiros Voluntários de Braga e Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa.
Sem adiantar o número exacto de elementos das diferentes entidades, a organização aponta para uma centena de pessoas nas operações de segurança ao longo das horas do evento.
Cláudia Leite, responsável pela organização da Noite Branca, salientou que o objectivo passa por garantir que as pessoas usufruem da programação do evento de forma confortável, feliz, tranquila e segura. “Este é um evento para toda a família e queremos que estejam salvaguardas todas as questões de segurança e de circulação para que se possa usufruir do evento com toda a liberdade e tranquilidade”.
