Nova Acrópole de Braga discute poluição dos oceanos

“Eco vs Ego – Oceanos de Plástico” é o documentário que será exibido, a partir das 21h00 desta quinta-feira, na Casa dos Crivos, em Braga. O momento é organizado pela Nova Acrópole de Braga que tem vindo a sensibilizar e alertar os bracarenses para questões ambientais.
A Nova Acrópole tem por norma juntar a estas iniciativas mais teóricas uma parte prática, com destaque para o Projecto Rios. Segundo Cláudia Costa, membro desta organização sem fins lucrativos, o documentário demonstra como a maioria dos resíduos poluentes que estão no oceano chegam através dos rios.
Antes da exibição do documentário um pequeno leque de convidados vai abordar a problemática.
A bióloga responsável pelo Projecto Rios vai fazer a ligação entre o documentário e o projecto. A Ana Cristina Costa, técnica do município e presidente da Quercus Braga caberá falar sobre as acções ambientais que estão a acontecer na cidade. O Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa é outro dos convidados.
Já no próximo dia 13 de Abril, a Nova Acrópole “abraça” o Projecto Rios através de uma acção de voluntariado ambiental para limpar o Rio Este, na zona de Lomar.
“O objectivo é apelar à consciência ambiental e por isso é que associamos uma acção prática na sequência do documentário. Já fazemos isto há alguns anos, por exemplo no ano passado quando o tema eram as sementes fizemos uma visita ao Banco Português de Germoplasma e desta vez vamo-nos juntar ao Projecto Rios”, concluiu aquela porta-voz.
*A entrada é gratuita, mas carece de inscrição prévia no site da iniciativa tendo em conta a limitação do espaço.
Áudio:
Cláudia Costa, da Nova Acrópole de Braga, em declarações à RUM.
