Nova Acrópole exibe documentário “Cidades Lixo Zero”

A Nova Acrópole exibe, na noite desta terça-feira, mais um documentário no âmbito do conceito ‘Lixo Zero’. “Eco vs. Ego” é o nome do projecto que começou em 2018 com a exibição de vários documentários na Casa dos Crivos, em Braga.
O conceito ‘Lixo Zero’ consiste numa “meta ética, económica e eficiente para guiar as pessoas a mudar o modo de vida”, resume Cláudia Costa. É precisamente sobre isto que se vai falar mais logo. Uma conversa acompanhada pela exibição do documentário “Cidades Lixo Zero”. “O filme aborda essencialmente os impactos sociais, políticos e económicos da mudança de paradigma em relação à gestão de resíduos na nossa sociedade e traz o exemplo de programas Lixo Zero que já foram implementados em todos os continentes”, descreve a porta-voz.
Além do documentário, o encontro na Casa dos Crivos visa também fomentar o debate entre os participantes com destaque para a presença de Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero do Brasil.
É o segundo documentário exibido pela Nova Acrópole em 2019. Cláudia Costa reconhece que a participação constante e crescente dos bracarenses nestas sessões comprova que a sociedade está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade ambiental. “A nossa ideia é efectivamente chegar à comunidade, poder envolver as pessoas que por norma não ficam indiferentes depois de verem os documentários”, refere a bracarense. “Estes problemas não nos são alheios. Se o Planeta tem problemas nós também temos problemas, e se nós somos parte do problema também somos parte da solução e todos os documentários levam sempre a esta conclusão. Não estamos fora”, vinca Cláudia Costa.
O projecto Eco vs Ego foi criado pela Nova Acrópole e visa envolver a comunidade na defesa ambiental. A iniciativa conta com o apoio do município de Braga.
Áudio:
Claudia Costa, Nova Acrópole de Braga
