Nova Acrópole promove filosofia, cultura e voluntariado

É uma organização internacional que chegou a Braga em 2013, mas existe em mais de sessenta países. Denominada “Nova Acrópole”, a escola de filosofia sem fins lucrativos baseada em princípios como fraternidade, conhecimento e desenvolvimento pretende responder às questões de “curiosos” e “inconformados”. Associados estão jovens estudantes, adultos e idosos. “A filosofia está presente em todos os humanos se bem que ao longo da vida e por diferentes razões a vontade de aprender vai desaparecendo”, começa por explicar Henrique Cachetas, responsável pela Nova Acrópole em Braga. Com projectos que levem a filosofia à cidade, a organização tem realizado actividades de âmbito cultural e não só. “Achamos que a filosofia nos pode fazer crescer ou ver as coisas de um outro ponto de vista mais elevado”, prossegue. 

Aberta a pessoas de diferentes formações e de todas as idades, a Nova Acrópole tem procurado levar a filosofia através de um programa de formação que decorre na sede localizada na Casa Rolão (edifício da Centésima Página), mas também com a organização de conferências em diferentes espaços da cidade. O voluntariado é outra das áreas de referência. “Uma vez por ano queremos limpar um monumento da cidade e neste último ano limpámos as pirâmides da Avenida Central. A CMB deu-nos os materiais de limpeza e nós limpámos um monumento que fica, por sinal, em frente à nossa sede”, explicou Henrique Cachetas.

A caminho do quinto Café Filosófico n’A Brasileira


É outra das iniciativas promovidas pela Nova Acrópole e, na próxima segunda-feira, a comunidade discute “A Morte”, no Café A Brasileira. Antes disso, discutiram-se outros temas. “O primeiro foi sobre a felicidade. Em cada sessão é escolhido o tema seguinte pelas pessoas que participam”, especifica. Depois disso discutiu-se “a construção do Eu”, a inteligência artificial e a liberdade. “Trazemos um conjunto de ferramentas conceptuais. Para estudar a liberdade reunimos um conjunto de objectos (algemas, telemóvel, aliança), em que cada grupo pegava num desses objectos e tentava reflectir a ligação desse objecto com a liberdade e desta maneira cria-se uma dinâmica interessante em que todos podem partilhar os seus pensamentos”, esclareceu o porta-voz da associação Nova Acrópole, em Braga.

“A Morte” é o tema do próximo Café Filosófico organizado pela Nova Acrópole. Decorre na noite de 15 de Janeiro, no Café A Brasileira.

Áudio:

A RUM esteve à conversa com Henrique Cachetas que explicou a missão desta organização internacional sem fins lucrativos

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv