Nova direcção do São João de Braga promete novidades

Firmino Marques assegura que está tudo bem encaminhado para as Festas do São João de Braga de Junho de 2019, assegurando que a nova equipa, empossada esta semana, vai introduzir “algumas novidades” ao programa.
A tomada de posse dos órgãos sociais da Associação aconteceu esta semana e a direcção encabeçada por Firmino Marques tem sete objectivos definidos para o mandato de três anos que agora se inicia. A maioria deles serão implementados em 2020, dada a proximidade das festividades, mas também a necessidade de respeitar e prosseguir com o programa que já estava a ser trabalhado pela equipa de Rui Ferreira.
Aos microfones da Universitária, Firmino Marques explicou que encontrou os “carris muito bem lubrificados para a locomotiva da Festa do São João poder operar”. Por isso, a nova equipa vai “respeitar toda a programação que já tinha sido delineada”, mas vai acrescentar “novidades” até porque “em cada ano que passa deve acrescentar um novo motivo de curiosidade”.
Congresso sanjoanino e estudo sobre o impacto das festas na população residente são dois dos compromissos
Depois da saída de Rui Ferreira, Firmino Marques, o substituto escolhido por Ricardo Rio, anunciou sete objectivos estratégicos para os próximos três anos de mandato, entre eles a realização de um congresso sanjoanino e a elaboração de um estudo académico sobre o impacto do São João de Braga na população residente. O congresso sanjoanino, a realizar em 2020 antes das festividades, vai contar com as estrtuturas associativas que directa e indirectamente colaborem na festa popular. Serão ainda convidadas delegações onde o São João é celebrado “quer de um modo simples ou mais efusivo”, explicou.
Já o estudo do impacto das festas na população residente pretende, de acordo com Firmino Marques, “medir o pulso à expressão popular e recolher a vontade popular para melhorar aquilo que diz respeito ao programa das festividades”.
Este ano, as verbas angariadas na gala sanjoanina, que se realiza desde 2015, vão ser doadas à cidade da Beira, em Moçambique, mas a nova direcção quer estudar a criação de um fundo solidário para futuro. “Será proposta a constituição de um grupo de trabalho tendo em vista a elaboração de um estudo com o objectivo de criação de um fundo que possa projectar com impacto medidas efectivas que apoiem e valorizem o cidadão com debilidade social e económica”, justificou o novo presidente. Pretende-se “criar esperança e resposta emergente para aqueles que, abandonados ou desafortunados, procuram na festa a esperança de poderem alcançar, ainda que provisoriamente, a superação das dificuldades sentidas no dia-a-dia”.
A nova direcção da Associação de Festas do São João de Braga, dirigida por Firmino Marques conta com representantes de diferentes associações locais e com jovens, esclareceu ainda o sucessor de Rui Ferreira.
O programa oficial das festividades deste ano será apresentado em Maio.
Áudio:
Novo presidente, Firmino Marques faz ponto de situação e explica algumas das propostas
