Nova Escola de Design do IPCA pode nascer em dois anos

A nova Escola de Design do IPCA pode nascer no centro da cidade de Barcelos num prazo de dois anos. A novidade foi deixada esta tarde pela vice-presidente do município barcelense Armandina Saleiro, à margem da inauguração da exposição “O Processo Criativo de Maria Keil”. A autarca deu conta da abertura do concurso público para a requalificação do edifício da antiga Escola Gonçalo Pereira.
A requalificação servirá para a Escola de Design do politécnico ocupar o edifício localizado no centro de Barcelos, uma vontade há muito expressa pela autarquia barcelense. Armandina Saleiro recordou que o concurso público para a reabilitação da antiga escola tinha sido aberto no passado mas, à época, não colheu interessados.
O projecto foi agora revisto e o valor do preço base de adjudicação aumentou para 1 milhão de euros. Financiado em parte através do PEDU (Plano Estratégico de Densenvolvimento Urbano), o projecto de requalificação integra agora mais obras, revelou a autarca, sem, no entanto, especificar quais.
Armandina Saleiro ressalvou que a mudança da Escola de Design do IPCA para o centro de Barcelos “dará um impacto importante na região e será um forte contributo para a Cultura e capacidade crítica e de intervenção da cidade”.
Presidente do IPCA espera que obra esteja concluída até ao final de 2021, “no máximo!”
O desejo de migrar a Escola de Design do IPCA para o centro de Barcelos é já antigo e Maria José Fernandes, presidente do Politécnico, confidenciou a vontade de finalizar o processo “até 2021, no máximo!”.
A responsável assinalou que a mudança da Escola para o centro “vai potenciar a ligação cultural que faz muita falta a Barcelos”.
