Nova vice-reitora para a Educação pronta para os desafios

Trabalho, exigência, rigor, paciência e flexibilidade são as características que melhor descrevem a nova vice-reitora para a Educação. Laurinda Ferreira Leite tomou posse na tarde desta quarta-feira, na reitoria da Universidade do Minho. A professora licenciou-se em Ensino de Física e Química na UMinho e assume o comando de um pelouro que apelida como do “desassossego”.
No discurso de tomada de posse, Laurinda Leite, confessou à vasta plateia presente que foi precisa “muita reflexão” antes de assumir as rédeas do pelouro da educação marcado por diversas alterações a nível da “legislação e sociedade”. Na perspectiva da vice-reitora, é fundamental “antecipar as adversidades, pois só assim conseguimos alcançar o estatuto de melhor academia do país”.
Laurinda Leite garante que é necessário “reestruturar cursos, dinamizar o ensino à distância além de cursos mais curtos direccionados para estudantes que procuram alternativas de cariz mais profissional. No que toca ao terceiro ciclo é preciso dar continuidade à implementação da escola doutoral”.
O reitor, Rui Vieira de Castro, declarou total confiança na nova vice-reitora que garante ter todas as qualidades necessárias para abraçar o projecto. “A professora Laurinda Leite tem qualidades pessoais para desempenhar um cargo tão exigente, qualidades profissionais devido ao seu elevado grau de compromisso e, para além disso, mostra conhecer os dossiers”.
Áudio:
Palavras da vice-reitora para a Educação, Laurinda Leite, e do reitor da UMinho, Rui Viera de Castro.
