Novo programa cultural de Famalicão pretende chegar a mais gente

O município de Famalicão vai ter uma nova agenda cultural. A partir de Julho, o executivo coloca em acção o projecto “Há Cultura”, que conta com eventos em várias freguesias. Tendo como objectivo descentralizar a localização das atividades artísticas desenvolvidas na cidade, o programa foi apresentado nos Paços do Concelho.

Para o primeiro mês de actividade estão previstos 37 eventos, distribuídos pelas dez Comissões Sociais Inter-Freguesias (CSIF’s) integrantes do município, que os organizam, em conjunto com a autarquia. Leonel Rocha, vereador da Cultura, explicou que esta iniciativa permite agregar eventos já existentes e juntar outros que surjam a partir deste programa. “Os contactos estão a ser feitos para ver o que já existe e depois esta programação será complementada com actividades culturais até agora inexistentes”.

Estando a meio do segundo mandato, Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal, destaca o facto desta medida inserir-se na “política de descentralização” que tem sido levada a cabo pelo município. Além disso, considera que a existência deste projecto tem a dupla missão de permitir aos famalicenses “um maior acesso a eventos culturais, que permitam o enriquecimento do ponto da vista da qualificação pessoal e profissional”, e de “capacitar os agentes culturais”, na medida em que pode ser um auxílio para ganharem “mais dimensão” e “subirem na escala” do panorama artístico regional e nacional.

O financiamento deste projeto por parte do executivo famalicense divide-se em duas vertentes: a utilização do apoio que já era dado às instituições culturais para o desenvolvimento das suas actividades regulares e o investimento de 100 mil euros por ano em questões logísticas.

Novas iniciativas com génese no projecto “Há Cultura” arrancam em Outubro


O “Há Cultura” começa em Julho, mas só vai ter novos eventos a partir de Outubro. Até lá, num processo experimental de três meses, decorrem iniciativas que já existiam anteriormente no concelho. Só no último trimestre do ano começam a ser integrados eventos nativos do programa criado pela Câmara Municipal de Famalicão.

Sendo um projecto que conta com várias parcerias, a nível das CSIF’s e das diversas instituições culturais do concelho, Paulo Cunha reconhece que é “necessário tempo para amadurecimento e adaptação” de todas as partes envolvidas, mas considera que é mais benéfico para a iniciativa a existência destas sinergias, já que “envolvem toda a comunidade”, do que recorrer a “serviços contratados”.

As Oficinas Lucity, um programa de mobilidade de artistas, que se realizam no Parque da Ribeira, em Joane, são a primeira iniciativa a decorrer no âmbito do “Há Cultura”. O evento organizado pela autarquia e pela CSIF de Joane, Mogege, Pousada de Saramagos e Vermoim começa na segunda-feira e acontece durante toda a semana.

TBG

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv