Novo Reitor da UMinho será eleito a 24 de Outubro

Já estão marcadas as eleições para o cargo de reitor na Universidade do Minho. No próximo dia 24 de Outubro, a academia minhota ficará a saber quem vai suceder a António Cunha, que não se pode recandidatar por ter atingido o limite de mandatos.
O Conselho Geral já abriu as candidaturas ao cargo de reitor e irá votar, a 24 de Outubro, naquele que querem ver a ocupar o órgão superior de governo na academia minhota.
Podem candidatar-se ao cargo de reitor os professores(as) ou investigadores(as) doutorados(as) da academia minhota ou de outras instituições de ensino nacionais e estrangeiras e a figura de reitor deve assumir-se como sendo uma personalidade de reconhecido mérito e experiência profissional relevante e com visão estratégia para cumprir a missão da academia.
As candidaturas poderão ser entregues a partir de 22 de Julho até 15 de Setembro e devem conter um programa de acção a que o candidato se propõe no exercício das suas funções. A composição da equipa reitoral está também prevista no lote de documentação a entregar pelo candidato.
Caberá depois à Comissão Eleitoral, até 4 de Outubro, admitir as candidaturas definitivas para, a 23 de Outubro, presidir à audição dos candidatos definitivos.
Luís Valente de Oliveira, recém-eleito presidente do Conselho Geral, irá presidir à Comissão Eleitoral deste ano, liderando uma equipa de onde fazem parte, representantes de estudantes, professores e investigadores e pessoal não-docente. Entre os representantes estão os nomes dos professores Luís Amaral e Óscar Gonçalves, do estudante Bruno Alcaide e do funcionário Victor Soares.
Calendário eleitoral:
– Abertura do período de candidaturas: 22 de Julho a 15 de Setembro
– Admissão de candidaturas provisórias: 22 a 27 de Setembro
– Admissão de candidaturas definitivas: Até 4 de Outubro
– Audição dos candidatos no Conselho Geral: 23 de Outubro
– Eleição do Reitor: 24 de Outubro
