Novo tarifário quer aproximar vimaranenses do teleférico

O Teleférico da Penha já está aberto ao público e com um novo tarifário. O equipamento esteve encerrado devido aos trabalhos da quinta grande manutenção que visou garantir a segurança dos postes e linha, operação que custou 260 mil euros. A abertura do Teleférico, que liga a cidade de Guimarães à montanha da Penha, aconteceu este fim-de-semana.
Esta terça-feira, na Estação das Hortas, foi apresentado o novo tarifário que disponibiliza viagens ida e volta para vimaranenses por 1,50 euros, só ida 1 euro, sendo que crianças até aos 12 anos não pagam qualquer valor. O bilhete normal para um adulto, que não resida no concelho de Guimarães, ida e volta é de 7, 50 euros, apenas uma viagem custa 4 euros. No caso dos idosos, a presidente da Turipenha, Sofia Ferreira, destaca que no passado estes também já utilizavam o aparelho de forma gratuita.“Só em 2018 registamos cerca de 5 mil viagens, sem dúvida os idosos são grandes utilizadores do equipamento”, explica a também vereadora do turismo na Câmara Municipal de Guimarães que frisa que este novo tarifário “é uma forma de aproximar os vimaranenses do teleférico”.
No que toca ao número de visitantes esperados para este ano, Sofia Ferreira adianta que o principal objectivo passa por “recuperar” os três meses em que o teleférico não esteve em funcionamento. No entanto, a presidente da Turipenha diz estar “certa que 2019 será um ano interessante”, uma vez que a cidade berço tem vindo a apresentar uma maior procura de turistas, tanto nacionais como internacionais.
1995, ano da inauguração do equipamento, foi o que registou o maior número de viagens, 433 mil. O ano passado também foi um sucesso sendo que o aparelho registou 270 mil viagens.
A vereadora do turismo avançou esta terça-feira que para breve está agendada uma nova intervenção, desta vez para recuperação das cabines. Uma operação que contará com um orçamento de 200 mil euros. Todavia, estas obras não vão significar um novo encerramento do equipamento.
Sofia Ferreira espera que os vimaranenses comecem a usufruir de forma mais intensiva do teleférico, de modo a diminuir o número de veículos a motor a subir a montanha da Penha. Esta é uma das medidas que poderá ser decisiva para a autarquia vimaranense conseguir que a Montanha da Penha seja classificada como área protegida de âmbito local.
Áudio:
A vereadora do turismo e presidente da Turipenha, Sofia Ferreira, a dar nota dos tarifários para os vimaranenses
