“Número de animais abandonados está a aumentar em Braga”

Eduarda Palmeira, presidente da associação protetora de animais bracarense Abandoned Pets, diz que o número de animais abandonados em Braga tem sido “crescente, de há uns anos para cá”. A activista revela que o número é maior “nos cães de rua”. Os períodos mais críticos no abandono, denuncia Eduarda Palmeira, “são nas férias, no verão e no natal”.

A presidente da associação de animais lamenta o desconhecimento dos bracarenses quanto ao tratamento animal. No caso dos cães encontrados na rua, “a maioria não tem microchipe”, o que dificulta “saber quem são os responsáveis” de modo a aplicar as devidas consequências.

Progama Captura, Esterilização e Devolução (CED) permite a esterilização de 80 gatos abandonados

Há 4 meses, a Abandoned Pets arrancou, em parceria com o município de Braga, com o programa Captura, Esterelização e Devolução (CED), direccionado para gatos. Desde então já foram esterilizados 80 gatos e, desse número, 12 já foram adoptados. A presidente Eduarda Palmeira avança também que já estão “3 colónias [local onde um número indefinido de gatos se encontra] estão controladas”.

Noutro âmbito, a Abandoned Pets já submeteu um regulamento ao município para permitir que os cidadãos alimentem animais de rua nas colónias, algo que actualmente constitui um crime penalizado com multa. De acordo com Eduarda Palmeira, “o feedback da Câmara [quanto à implementação do regulamento] tem sido positivo”, revelando que a associação “espera brevemente uma resposta”.

Áudio:

A presidente da associação Abandoned Pets revela que o número de animais abandonados em Braga tem sido “crescente”.

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv