O São João de Braga pela lente dos irmãos Delgado

O Museu da Imagem acolhe a partir desta quinta-feira uma exposição fotográfica dos irmãos Delgado sobre o São João de Braga. São aproximadamente quarenta fotografias destes dois fotógrafos bracarenses, algumas com mais de uma década. A exposição “São João de Braga” estará patente até 15 de Julho.

Trata-se de “uma retrospectiva de alguns anos de São João” que surge depois do convite endereçado por Pedro Alpoim, director do Museu da Imagem de Braga. “Achei que faria sentido criar uma narrativa visual e em vez de ter apenas uma visão, ter duas, e perguntei ao meu irmão se estaria interessado e ele acedeu”, começa por contar à RUM Gonçalo Delgado.

Para os fotojornalistas bracarenses, a grande dificuldade é “fazer todos os anos alguma coisa diferente”, admite Gonçalo, que considera também que uma romaria como o São João é registada “à maneira” de cada fotógrafo.

Mas, fazer uma exposição “nunca é fácil”. “Estamos a falar, do meu caso, catorze anos a fotografar o São João, o meu irmão, mais de vinte. Acaba de ser um bocadinho complicado fazer uma selecção dos momentos mais interessantes”. No caso, os dois irmãos decidiram dar “livre trânsito” para seleccionar as 40 fotografias entre milhares.

Gonçalo Delgado elogiou ainda a direcção do Museu da Imagem, aberta a mostrar o trabalho de fotojornalistas em Braga. “Agora há essa facilidade em podermos mostrar o nosso trabalho”, afirmou.

Áudio:

Gonçalo Delgado em conversa com a RUM

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv