Obra de Victor Hugo em destaque na S. Martins Sarmento

A Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, assinala esta terça-feira o Dia Mundial do Livro com uma exposição sobre a Catedral Notre-Dame. A exposição, patente nos Passos Perdidos, integra registos da obra literária Corcunda de Notre-Dame, do autor Victor Hugo, além de fotografias e desenhos arquitectónicos do monumento.
A escolha da Catedral para assinalar do Dia Mundial do Livro está relacionada com o incêndio que se abateu sobre o monumento na passada semana. O director da Sociedade Martins Sarmento, Paulo Vieira de Castro, explica que “o acervo bibliográfico da Biblioteca da sociedade tem muitas edições relacionadas com edifício, particularmente com a obra de Victor Hugo, que tem Notre-Dame como tema”.
A exposição, patente até ao dia 5 de Maio, inclui “desenhos das várias edições de Victor Hugo, em particular uma edição portuguesa”, além de um outro livro que contém “desenhos de pormenor do edifício” e passagens do livro que descrevem “as sucessivas intervenções que a Catedral sofreu”.
Incêndio permite “novos momentos de criação”
Paulo Vieira de Castro revela que a Sociedade Martins Sarmento endereçou uma mensagem de pesar ao embaixador de França em Lisboa após o incêndio na Catedral. O director da sociedade vimaranense diz que o que aconteceu foi uma tragédia para o património mundial mas garante que agora é momento de olhar para o futuro.
“Aquilo que aconteceu foi uma perda mas esperemos que agora seja recuperada como um momento enriquecedor, visto que o que se perdeu está perdido. A situação é catastrófica mas também pode permitir olhar o futuro e novos momentos de criação à volta de um monumento que é emblemático”, assinala.
Áudio:
O director da Sociedade Martins Sarmento diz que o incêndio que se abateu sobre Notre-Dame pode permitir “novos momentos de criação”
