Obras permitem maior eficiência energética à Casa das Artes

A Casa das Artes de Famalicão está em obras até ao final de Setembro. As intervenções, orçadas entre 200 mil e 300 mil euros, decorrem com o intuito de dotar o espaço cultural de condições mais adequadas, em duas vertentes.
Parte dos trabalhos em curso tem em vista uma maior eficiência energética. Neste domínio está a ser substituída a iluminação e a serem intervencionados os equipamentos de climatização. Álvaro Santos, director da Casa das Artes, refere que há “uma grande alteração na forma como o ar vai ser recolhido”. “Antes era feito através da zona superior do teatro e agora será a partir do jardim”, concretiza. Segundo o responsável máximo do espaço cultural famalicense, o intuito é “diminuir bastante as despesas com a energia, que são muito grandes”.
Já a outra componente das obras, mais ligada ao interior do edifício, é caracterizada por uma pintura geral e pela mudança de vários materiais, com especial incidência para a alcatifa que se estende pela maioria das zonas frequentadas pelo público e pelos profissionais. “No fundo, com estas obras, pretendemos tornar a Casa das Artes mais confortável para quem a visita”, sintetiza Álvaro Santos.
Os trabalhos acontecem durante os meses de Agosto e Setembro. Álvaro Santos considera ser o período mais indicado, já que é “uma altura onde a actividade da própria casa e do próprio teatro está em baixa”. Apesar de haver, neste momento, menos acontecimentos na Casa das Artes, há iniciativas que normalmente acontecem nesta fase do ano. De modo a evitar conflitos de agenda, as obras tiveram de ser “bastante planeadas”.
“Organizámos as coisas para que, neste período, tudo o que fossem ensaios, já que temos uma série de co-produções a acontecer e estão a ser criados espectáculos de base, não passassem pelos vários espaços do teatro”, explica.
As intervenções na Casa das Artes começaram a 29 de Julho, sendo comparticipadas por fundos comunitários. A previsão da direcção do espaço cultural de Famalicão é que seja aberto novamente ao público no dia 1 de Outubro.
TBG
