OP de Guimarães tem 27 projectos a votação

Aumentou o número de ideias propostas para a edição deste ano do Orçamento Participativo de Guimarães (OP). No total são 27 os projectos a votação. Até ao dia 4 de Outubro os vimaranenses podem eleger o projecto que mais os cativar.
De acordo com os dados disponibilizados pelo executivo vimaranense, treze destas ideias são direccionadas para a área da sustentabilidade ambiental. A vereadora com o pelouro da Educação na Câmara Municipal de Guimarães, Adelina Pinto, vê este facto com bons olhos, uma vez que, defende, significa que “o executivo tem sido feliz nas suas medidas em relação às questões ambientais”.
A concurso estão também oito ideias ligadas ao voluntariado e Solidariedade, e seis na área da Cultura.
De modo a promover uma participação mais justa, a organização alterou os critérios de votação. “Era muito difícil fazer com que o Orçamento Participativo entrasse nas freguesias mais pequenas. Este ano decidimos alterar o método de selecção. Em vez de escolhermos os projectos com mais votos, cerca de 500, vamos adoptar um indicador percentual. Ou seja, a proposta tem de alcançar 10% da população dessa freguesia”, explicou Adelina Pinto.
O executivo tem um orçamento global de 300 mil euros, o que na opinião da vice-presidente “demonstra um compromisso por parte da Câmara”. Cada orçamento conta com um limite de 50 mil euros para a sua execução.
As propostas admitidas nesta edição estão disponíveis na plataforma do OP sendo possível participar nesta fase através da votação presencial no Balcão Único de Atendimento, via on-line através da plataforma http://op.cm-guimaraes.pt/ ou por SMS.
Áudio:
A vereadora da educação, Adelina Pinto, explica os motivos que levaram a alterar os critérios de selecção dos projectos para a fase seguinte:
