OP de S.Vitor disponibiliza 2.500 euros

Os fregueses de S.Victor já podem submeter os seus projectos para a quarta edição do Orçamento Participativo da freguesia. Uma iniciativa que surge da parceria entre o executivo e a Bright Smart Ideias. Recorde-se que desde 2017 que a Junta de Freguesia tem vindo a utilizar este modelo que permite aos cidadãos eleitores decidirem sobre uma parte do orçamento da freguesia. Para além disso, este instrumento de cidadania pretende dar a todos os cidadãos a possibilidade de, em igualdade de condições, poderem participar na tomada de decisões e na gestão de recursos.
2.500 euros é a verba disponibilizada pelo executivo liderado por Ricardo Silva, que descreve o montante como “simpático”. O presidente da Junta de Freguesia avança que as expectativas são “elevadas” no que toca à participação. O autarca apela à mobilização dos fregueses, um vez que esta é uma excelente forma de “dar luz” às ideias dos cidadãos e destes fazerem parte “das decisões do dia-a-dia”.
Neste momento, a junta está a iniciar a execução do projecto vencedor da edição de 2018, uma horta urbana na Quinta da Armada.
O mesmo ainda não aconteceu para o projecto vencedor do OP de 2017, que consistia no reforço de bicicletários na cidade dos arcebispos. Em declarações à RUM, Ricardo Silva explica que tal se deve ao facto da junta de freguesia estar dependente da Câmara Municipal de Braga, uma vez que quando a ideia foi apresentada o executivo liderado por Ricardo Rio, afirmou estar a “estudar um reforço do estacionamento das bicicletas na cidade”.
Ora, até ao momento a proposta ficou em “stand by” e a junta de freguesia espera uma resposta da parte da autarquia bracarense que “não dá respostas nem instalou os bicicletários que estavam propostos”.
As inscrições para o Orçamento Participativo de 2019 estão a decorrer até ao dia 1 de Junho. Os projectos podem, posteriormente, ser votados entre 17 de Junho e 7 de Julho. O anuncio do vencedor está agendado para o dia 13 de Julho, a data em que acontece o Festival de Música Polifónica “Noites Brancas da Senhora-a-Branca”.
Áudio:
Palavras do presidente da Junta de Freguesia de S.Vitor, Ricardo Silva.
