Orçamento Participativo Escolar quer alterações em 2018

O Município de Braga vai voltar a ter 100 mil euros disponíveis para projectos de âmbito escolar. O Orçamento Participativo Escolar pretende voltar a colmatar as necessidades dos estabelecimentos de ensino e volta a destacar esta verba dentro do projecto global do Orçamento Participativo municipal que tem orçamentado 750 mil euros. 

Lídia Dias, vereadora da educação no município, lembrou que “em 2015 se iniciou com 75 mil euros, no ano seguinte passou-se para 100 mil e conseguiu-se concretizar dez projectos, estando seis em fase de concretização”.

“Conseguimos abranger diferentes áreas e fico sensibilizada e satisfeita quando temos, na área da inclusão, propostas extramente válidas, tal como nas áreas do ambiente e saúde”, destacou a responsável autárquica que recordou que “ao longo de três anos se conseguiu fazer a diferença com 16 projectos na inclusão, saúde, ambiente, cultura e requalificação de espaços”.

A vereadora explicou que o sucesso da iniciativa “só é possível graças ao dinamismo” das escolas, mas afirmou que este modelo de Orçamento Participativo Escolar “ainda não é o desejado”. “Não é o modelo que queremos e esperamos poder, em 2018, anunciar um novo formato mais participativo por parte dos alunos na forma como podem apresentá-la à restante comunidade e fazer assim uma votação mais alargada e que faça ainda mais sentido”, sublinhou.

São 100 mil euros disponíveis para propostas recebidas entre 1 e 10 de Julho. As propostas vencedoras serão votadas a 19 de Julho. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv