Orizuro quer educar crianças através da arte

Educar através da arte é o objectivo do projecto Orizuro, promovido pela Casa das Artes de Famalicão e pela Companhia de Música Teatral. A iniciativa chama à acção as crianças do ensino pré-escolar de diversas escolas do concelho, pais e agentes educativos.

Opus 8 e Orizuro são dois espectáculos que integram o projecto, que pretende colocar os mais novos em contacto com a arte.

“Além de envolver, sensibiliza e cria condições para que um conjunto alargado de meninos consigam estar em contacto com a arte e não estarem muito formatados”, explicou o director da Casa das Artes, Álvaro Santos.

Para aquele responsável, esta é também a oportunidade de “dar instrumentos aos próprios educadores para potenciarem, ainda mais, essa capacidade crítica e não formatação daquilo que são os projectos artísticos”.

Os dois espectáculos focam sobretudo os estímulos sonoros e sensoriais que ajudam as crianças a ver o mundo de uma forma poética. “Os espectáculos, nomeadamente o Opus 8, não tem palavras, ou seja aprendemos a comunicar através do som e movimento. Há todo um trabalho à volta da música, ritmo e movimento”, acrescentou Álvaro Santos.

Pais são chamados a participar no projecto

Cerca de duas dezenas de agentes locais de educação participaram numa acção de formação a 4 de Outubro, na Casa das Artes, em que fizeram a experiência sensorial que vão passar, agora, às crianças que, diariamente, educam nas suas instituições.

Outro dos objectivos de “Orizuro” é envolver os pais das crianças, permitindo-lhes a partilha do projecto em momentos de qualidade. Ouvir os pássaros, pintar, dobrar e construir o seu origami, são algumas das tarefas que os pais são chamados a fazer com os seus filhos, gerando, assim, eles mesmos, uma coprodução que será apoiada pela técnica, mais tarde, no respetivo Jardim de Infância.


O espectáculo PaPI (Peça a Peça Itinerante) – Opus 8 concentra toda a narrativa do projecto e torna-a mais compreensível por todos.

O projeto Orizuro deriva do origami “Orizuru” (pássaro) – que na cultura tradicional do Japão é um símbolo de felicidade e paz – e inspirou este projecto, que visa ajudar a olhar e a escutar o mundo de forma poética a partir da primeira infância.

Tudo resultará na criação de uma “instalação” em cada escola. Esta “instalação” é um objeto cénico preparado para ser “ninho” onde serão colocados os pássaros da imaginação de cada criança guiada pelos seus pais e educadores.

Cada uma destas “instalações” será, em Dezembro, mostrada à comunidade na Casa das Artes, confirmando também a natureza da intervenção educativa deste equipamento cultural de Vila Nova de Famalicão.

Opus 8 conta já com 20 sessões semanais, nas escolas de Louro, Mouquim, Antas, Lousado e Associação Gerações, de 22 a 25 de Outubro, e no dia 26 há sessão na Casa das Artes.

Já o Orizuro estreia a 30 de Novembro, e repete a 1 e 2 de Dezembro, na Casa das Artes, com sessões que vão reunir crianças e famílias. 

*Por Liliana Oliveira 

Áudio:

Álvaro Santos, director da Casa das Artes, explica o conceito do projecto Oriuzo. 

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv