“Parlamento dos Jovens” passa pela Sá de Miranda

A iniciativa “Parlamento dos Jovens”, promovida pela Assembleia da República, está esta terça-feira de regresso a Braga, após uma primeira sessão no Altice FORUM. Desta vez, a sessão passa pela Escola Secundária Sá de Miranda, onde os jovens vão debater, a nível distrital, projectos desenvolvidos no âmbito do tema “Alterações Climáticas”.
O tema foi lançado pela Assembleia da República no início do ano lectivo, sob proposta dos jovens. Entre diversas actividades que envolveram inúmeras comunidades educativas, foram dinamizados 447 debates com vários deputados dos círculos distritais.
As sessões distritais passam agora por Braga, Évora, Leiria, Porto, Santarém e Aveiro e vão possibilitar aos jovens eleitos nas escolas o aproximar de uma sessão parlamentar, semelhante a um debate na Assembleia da República. Cristina Tavares, coordenadora do programa Parlamento dos Jovens, enaltece que a iniciativa deste ano, que já vai na sua 24ª edição, foi a mais concorrida de sempre. “Tivémos a participação de quase mil escolas, um número recorde”, referiu.
A responsável nota que o número de participantes cresceu devido ao tema associado, as alterações climáticas. “É um tema a que os jovens, as escolas e os professores são sensíveis”, justificou, acrescentando que as “escolas prepararam várias propostas que vão agora ser apresentadas nas sessões”.
A iniciativa “Parlamento dos Jovens”, este ano sob o tema “Alterações Climáticas”, vai passar esta terça-feira (9h30) na Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga. A sessão vai contar com a presença do deputado do PS eleito por Braga, Joaquim Barreto.
Áudio:
Cristina Tavares, coordenadora do Parlamento dos Jovens, antecipa o que está previsto na sessão.
