Passeio da Memória pela 1.ª vez em Famalicão

Existem cerca de 47.5 milhões de europeus com demência, dos quais 182 mil são portugueses.
Estima-se que em 2030 se contem na Europa mais de 75 milhões de pessoas com demência, e em 2050 mais de 135 milhões.
Para promover a partilha de experiências e o diagnóstico precoce, Vila Nova de Famalicão entra no mapa de actividades regulares dedicadas ao Alzheimer.
O Passeio da Memória, apresentado, ontem, na Casa do Território, realiza-se pela primeira vez em solo famalicense. A iniciativa acontece no próximo sábado, com o Parque da Devesa como pano de fundo.
Carlos de Sousa, da Casa da Memória Viva de Famalicão, espera que “muitos famalicenses possam estar disponíveis e interessados em caminhar e afirmar a importância que cada um atribui à memória e, sobretudo, sinalizar um acto público de conhecimento e estímulo à Associação Alzheimer Portugal pelo trabalho notável que tem desenvolvido”. Com o Passeio da Memória os participantes vão doar, no mínimo, cinco euros à Associação Alzheimer Portugal.
Famalicão acolhe também o Café da Memória, uma iniciativa que se realiza num “ambiente descontraído de café, onde se juntam pessoas com demência, os seus familiares e cuidadores”, explicou a representante Norte da Alzheimer Portugal, Ana Taborda. “São desenvolvidas várias atividades lúdicas, como sessões de esclarecimento com profissionais adequados, onde as pessoas se sentem à vontade para expor os seus problemas e levam algumas dicas para o seu dia a dia”, acrescentou.
Em Famalicão, a primeira sessão do Café Memória realiza-se a 10 de Outubro.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Carlos de Sousa, da Casa da Memória Viva de Famalicão, e Ana Taborda, representante Norte da Alzheimer Portugal, falam sobre Passeio e Café da Memória em V.N. Famalicão.
