Património marca 3ª edição do “Braga em Risco”

A cidade dos arcebispos vai ser, pelo terceiro ano consecutivo, o recipiente do “Braga em Risco – Encontro de Ilustração”. De 3 a 24 de Novembro, com destaque para o Edifício do Castelo, Casa dos Crivos, Museu da Imagem, Torre de Menagem e Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, a cidade acolhe uma aposta uma iniciativa em que as artes e a criatividade estão em destaque.
“Património” é o tema da edição de 2018, e cerca de 25 ilustradores vão responder ao desafio de ilustrar, cada um, um monumento da cidade bracarense de modo a, posteriormente, criar um mapa da cidade.
É com um programa mais “consistente e diversificado”, baseado na realização de exposições, performances, um mercado, oficinas, conversas, teatro para bebés e cinema de animação, que Pedro Seromenho, curador do evento, acredita estarem reunidas as condições para os bracarenses assistirem a uma “exposição completa”.
A edição deste ano vai contar com mais de quarenta ilustradores nacionais, alguns deles alunos do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), e dois ilustradores brasileiros premiados internacionalmente. O programa inclui ainda 31 oficinas do risco nas escolas, 26 oficinas do risco, duas masterclasses, cinco workshops, oito sessões de apresentação de livros, quatro conversas, dez visitas ao Castelo, uma peça de teatro para bebés, três performances de rua, uma instalação-exposição, uma mostra de animação e um mercado riscado com a venda de originais.
O IPCA marcou presença na apresentação. Paula Tavares, directora da Escola Superior de Design do IPCA, realçou que os estudantes do Mestrado da Ilustração e Animação vão participar como ilustradores e demonstrar que estão “à altura” dos convidados, reconhecendo também que é uma “grande oportunidade” para se afirmarem na área.
Lídias Dias, Vereadora do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Braga defende que este é um evento que “une gerações” e que 2018 é o ano da afirmação do ‘Braga em Risco’.
“Todos terão a particularidade de perceber que o nosso grande objectivo será cumprido, que é colocar a ilustração na rua. Para ser vivida através do mercado em risco, através das performances que os alunos do IPCA vão fazer ao ilustrar ao vivo e também a partir das interacções com o público na apresentação destes trabalhos”, remata.
A inauguração das exposições tem início às 14h, de dia 3 de Novembro, no Museu da Imagem. O resto do programa pode ser consultado no website da Câmara Municipal de Braga.
Áudio:
Pedro Seromenho, curador do evento, Paula Tavares, directora da Escola Superior de Design do IPCA e Lídias Dias, vereadora com o pelouro da Cultura do Município de Braga:
