Património musical da igreja de S.João do Souto em exposição

O património musical da igreja de São João do Souto está a partir desta quarta-feira em exposição no edifício reitoria da Universidade do Minho, no Largo do Paço. A mostra inclui um conjunto de documentos e publicações e surge através do projecto ‘O Património Musical do Concelho de Braga’, promovido pelo município de Braga e que tem percorrido diferentes freguesias.
Segundo Elisa Lessa, responsável pelo trabalho, e docente no Instituto de Letras e Ciências Humanas, a exposição conta com posters “que chamam à atenção para o património musical desta igreja e tem uma colaboração muito especial e preciosa da Biblioteca Pública de Braga”, que cedeu “um conjunto de publicações relativas ao tema”. Com a colaboração da Paróquia de São João do Souto, a investigadora reuniu ainda “um conjunto de livros com os estatutos das confrarias que falam de como era a música nas festividades”.
A exposição estará patente até dia 27 de Junho num local especial no interior do edifício do Largo do Paço. “Para visitar esta exposição teremos de entrar no Largo do Paço, passar o Salão Medieval e vamo-nos deparar com algo de novo, a parte documental da biblioteca estará na sala da Fonte, e depois, num espaço exterior lindíssimo que é o jardim interior da fonte, teremos os posters”, explicou Elisa Lessa, acrescentando que nuns pequenos claustros ficará o acervo bibliográfico relativamente à imprensa bracarense sobre as festividades do São João”.
Após a inauguração da exposição (21h00), irá ter lugar no Salão Medieval da Reitoria um Recital de Música de Câmara com Miguel Simões (violino), Matilde Loureiro (violino), Sofia Sousa (viola de arco), Fernando Costa (violoncelo) e Sander Sittig (piano). Neste concerto serão interpretadas composições de Álvaro Carneiro (1909-1986), musicólogo, violinista e compositor bracarense, Robert Schumann (1810-1856) e Antonín Dvořák (1841-1904).
