Paulo Cunha: “25% do concelho de Famalicão pratica desporto”

A política desportiva da Câmara Municipal de Famalicão, que já havia sido comunicada pelo presidente, Paulo Cunha e pelo vereador do desporto, Mário Passos está ainda longe do objectivo traçado: “Queremos todos os famalicenses a praticarem desporto”. Para já, segundo declarações do vereador com o pelouro do desporto, “mais de 25% da população de Famalicão pratica uma modalidade desportiva”.
Em Fevereiro, a autarquia anunciava que ia assegurar as despesas desportivas -seguros e inscrições- de 5 mil jovens atletas do concelho, independentemente da modalidade que pratique. Mas não só para jovens estão destinadas as iniciativas promovidas pela Câmara Municipal. Estão em curso projectos que abrangem crianças, jovens, adultos e idosos, mulheres e homens.
Esta manhã, à margem da inauguração de dois balneários públicos no Parque da Devesa, em Famalicão, Paulo Cunha falava da necessidade “de se criar condições para que mais famalicenses se sintam cómodos” para a prática do desporto. A nova infra-estrutura pretende servir a população famalicense, usufruam ou não do Parque da Devesa: “Estes balneários são para todos os famalicenses que praticam desporto, independentemente de o fazerem ou não aqui [Parque da Devesa].
O novo espaço, que terá custado aos cofres do município cerca de 140 mil euros, está localizado junto ao Pavilhão Desportivo das Lameiras e é constituído por dois balneários, um masculino e outro feminino, com 10 chuveiros cada. Está ainda equipado com cacifos, que funcionarão com recurso a aloquetes pessoais e um gabinete de apoio ao programa desportivo “Famalicão Em Forma”, onde já estão inscritas cerca de 500 pessoas.
O equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, entre as 08h00 e as 22h00, no horário de Inverno, entre as 08h00 e as 23h00, no horário de Verão, e aos sábados, entre as 08h00 e as 18h00, com a presença de um funcionário.
