PCP avisa que Braga confirma realidade de precariedade

Terminaram as Jornadas Parlamentares do PCP em Braga e o discurso do líder da bancada parlamentar arrasou a situação económica do distrito. No seu discurso de encerramento, João Oliveira referiu que a situação económica do distrito de Braga é “indissociável das consequências” de décadas de política de direita.

O comunista recordou que entre os anos de 2000 e 2015 as actividades da indústria, electricidade, gás, água, resíduos e construção “perderam no seu conjunto”, cerca de 63 mil postos de trabalho e que desde o ano de 200 foram 14 mil os postos de trabalho “destruídos” na agricultura e pescas. 

“O distrito de Braga confirma a realidade de um modelo económico assente nos baixos salários e precariedade” 

João Oliveira não deixou de referir que Braga é um distrito que confirma a “precariedade e os baixos salários”, tanto no sector público como privado e reivindicou que o aumento do salário mínimo nos dois sectores é uma “necessidade” e uma “solução”.

“O aumento salarial é uma necessidade para a melhoria efectiva das condições de vida dos trabalhadores e para o combate à pobreza, uma solução para o aumento do poder de compra, dinamização da economia e do desenvolvimento do país”, acrescentou.

PCP defende ” a gratuitidade dos medicamentos para doentes com mais de 65 anos”

Na saúde, o responsável pelo Grupo Parlamentar Comunista, mencionou que apenas a gestão pública do Hospital de Braga permite “maiores benefícios” para os utentes, profissionais e erário público. O PCP considera “urgente” que o Estado integre esta unidade hospitalar no Serviço Nacional de Saúde, “aproveitando” assim o fim do contrato da PPP em 31 de Agosto de 2019. 

O comunista anunciou ainda que o PCP vai apresentar um projecto-lei quanto à gratuitidade dos medicamentos. “O Partido Comunista Português vai apresentar uma iniciativa legislativa que visa garantir a gratuitidade dos medicamentos para doentes com mais de 65 anos, assegurando o Estado a comparticipação de 100% do medicamento genérico mais barato prescrito pelo médico assistente”, reforçou.

Quanto ao estado actual da agricultura a nível nacional, o PCP vai “chamar” à Assembleia da República, o Minsitro da Agricultura para prestar informações sobre o Estatuto da Agricultura Familiar. 


João Oliveira reforçou ainda a ligação ferroviária entre Braga-Guimarães, indicando que vai ser entregue uma iniciativa legislativa com vista a ser complementada esta ligação.

Áudio:

João Oliveira, Presidente do Grupo Parlamentar do PCP, no discurso de encerramento das Jornadas Parlamentares.

Redação
Redação

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv