PCP. Hosp. de Braga com atrasos no tratamento da Hepatite C

No Hospital de Braga, doentes com hepatite C estão há vários meses a aguardar o início do tratamento. A acusação é feita pela deputada do PCP eleita pelo distrito de Braga, Carla Cruz. A comunista questionou o Ministério da Saúde acerca da situação dos doentes, que estão aptos para tratamento.
A informação chegou ao PCP por parte de profissionais de saúde, de acordo com Carla Cruz. “Os doentes transmitiram a estes profissionais de saúde, que nos deram conhecimento desta situação, que os médicos do Hospital terão dado a informação de que terá terminado o plafond e que, de momento, teriam que aguardar até que houvesse nova autorização para que os tratamentos fossem reiniciados”, explicou, à RUM.
O PCP não sabe quantos doentes estão nessa situação, sendo essa uma das questões endereçadas pela deputada Carla Cruz ao Ministério da Saúde. O objectivo éapurar quantos doentes estão na situação descrita, qual o tempo médio de espera pelo início da terapêutica e quais os motivos para o atraso no início do tratamento.
Além disso, a deputada quer saber se osatrasos na disponibilização dos tratamentos decorrem de um diferendo entre a Administração do Hospital de Braga e da Administração Regional de Saúde do Norte, no que respeita ao financiamento dos protocolos para o VIH SIDA e hepatites.
Portugal, no âmbito do Programa Nacional para as Hepatites Virais, assumiu interromper a transmissão do vírus, garantindo o acesso equitativo aos cuidados de saúde e eliminar as hepatites até 2030, recorda a deputada.
“Portugal assumiu esse compromisso e, nesse sentido, importa que o tratamento seja disponibilizado a quem necessita, de forma atempada”, frisou.
A RUM tentou obter esclarecimentos da unidade hospitalar, não tendo obtido resposta ate ao momento.
Áudio:
As denúncias da deputada Carla Cruz.
