Pernadas é “ás de copas” no regresso dos Banhos Velhos

Foi esta terça-feira apresentada a programação dos Banhos Velhos. A agenda cultural para os três primeiros meses de programação é marcada por onze eventos que contemplam concertos, teatro, palestras, tertúlias e apresentações, entre outras actividades.
Com a envolvente das termas das Taipas, este evento cultural vai já para a sua sétima edição e a aposta continua a ser num cartaz que contemple várias vertentes culturais. José Manuel Gomes avançou à RUM que “no dia 27 de Maio haverá lugar para os concertos de Captain Boy e Minta & The Brook Trout”. O programador do evento avança ainda o nome de Bruno Pernadas como o “ás de copas do primeiro trimestre”. O músico vai tocar no dia 17 de Junho.
Bruno Pernadas é, assume o programador, “um desejo antigo assumido pela organização” que já o queria levar ao Banhos Velhos há três anos. “Finalmente, conseguimos concretizar esta aposta num nome diferente, por tocar no estilo jazzístico e inovador”, explicou José Manuel Gomes que lembrou as “características muito próprias do espaço, principalmente ao nível cénico”. “Só quem cá vem consegue sentir este espírito”, sublinhou.
E porque as termas podem ser mais do que música
Mas nem só de música se faz o cartaz. O evento é aberto a toda a comunidade e o público infantil terá momentos dedicados. Um deles acontece no dia 13 de Maio onde irá acontecer um duplo ateliê infantil, numa parceria com o Shortcutz Guimarães, para levar as curtas-metragens infantis, do espólio da competição, aos mais novos.
A par da projecção dos filmes, serão realizados dois ateliês de construção de materiais de introdução ao universo audiovisual. Os trabalhos resultantes do ateliê serão posteriormente expostos nos Banhos Velhos.
Tertúlias marcam programação
No dia 24 de Abril, pelas 21h30, em parceria com o Núcleo de Estudos 25 de Abril, o espectáculo “Vozes em Liberdade”, vai assinalar os 43 anos do 25 de Abril. O certame contará com as actuações da Academia Ritmos, da Academia de Música Fernando Matos e da Sociedade Filarmónica Vizelense.
No dia 5 de Maio vai acontecer uma tertúlia apresentada por António José Oliveira sobre o papel dos Banhos Velhos no desenvolvimento da indústria hoteleira e termal nos Séculos XIX e XX. O fim-de-semana seguinte é de dose dupla com uma tertúlia, em parceria com o jornal Reflexo, sobre os 100 anos da vida literária de Ferreira de Castro que contará com a presença do mesmo António José Oliveira e do livreiro José Duarte Pereira.
O último fim-de-semana do mês será totalmente dedicado à música com o dia 26 a receber uma tertúlia sobre as 25 edições do festival Paredes de Coura e que contará com a presença de João Carvalho, da organização, de João Pereira, da Rádio Universitária do Minho e com mediação de Samuel Silva, jornalista do jornal Público.
No Sábado, dia 20 de Maio, decorrerá a primeira peça de teatro de 2017 com a companhia de teatro ATRAMA, que trará ao palco dos Banhos Velhos a obra de Raúl Brandão, “O Maior Castigo”.
Dia 24 de Junho há novo encontro do Clube de Leitura da Taipas Termal, iniciado no âmbito da programação cultural do ano de 2016, em parceria com a livraria Snob.
Para fechar o mês de Junho, no dia 29, há novo momento de teatro protagonizado pelo grupo “Ao Sabor dos Livros”, composto por alunos e professores da Escola Secundária de Caldas das Taipas, com a interpretação da obra de José Saramago, o “Memorial do Convento”. Todos os eventos são de entrada livre.
Na página oficial do Facebook dos Banhos Velhos está já disponível toda a informação referente à programação cultural deste trimestre.
