Pick and Leave quer reduzir gastos em trajectos habituais

Chama-se ‘Pick and Leave’, foi criada por dois jovens informáticos do Norte e pretende aproveitar os trajectos habituais de qualquer pessoa para transportar um objecto de um potencial interessado, permitindo ao condutor habitual reduzir as despesas de deslocação.
A aplicação gratuita está online desde esta terça-feira (para Android), mas os interessados podem também proceder ao registo gratuito no site oficial da Pick and Leave.
Hugo Araújo e Tiago Fernandes, dois informáticos a trabalhar na cidade de Barcelos, mas a viver em Viana do Castelo partilham habitualmente o automóvel para as suas deslocações diárias e foi precisamente numa dessas viagens que a ideia surgiu. “Houve um dia em que tinha trazido o meu carro e entretanto ele (Tiago Fernandes) diz ‘olha, logo temos de passar ali numa loja, precisava de ir buscar uma coisa que me pediram’. E eu perguntei-lhe: ‘mas agora eu sou alguma transportadora?’ E depois fez-se o clique: podia haver uma aplicação para o pessoal registar os trajectos que faz diariamente e se alguém estiver interessado ou necessitar de uma recolha de um objecto, seja um livro, uma bagagem, passar numa loja e ir buscar um material ou qualquer coisa do género, as pessoas chegam lá e contactam directamente”, começou por contar à RUM Hugo Araújo, licenciado em Informática de Gestão pela Universidade do Minho. A aplicação é “simples”, uma vez que basta proceder ao registo com algumas das informações pessoais e os trajectos, que podem ou não ser frequentes.
Os gestores da Pick and Leave não procuram o lucro, até porque, ressalvou Hugo Araújo, os interessados procedem ao registo gratuito. Os custos associados são discutidos entre os próprios utilizadores, aquele que está disponível para fazer o transporte e o que necessita desse mesmo transporte.
Segundo os jovens informáticos, as únicas aplicações do género existentes são de transportadoras que visam exclusivamente o lucro, daí que a Pick and Leave ajude o automobilista do dia-a-dia que regra geral necessita de fazer percursos de vários quilómetros entre diferentes localidades. Aqui pode encontrar uma forma de reduzir precisamente esse gasto diário.
O transportador que se regista no site precisa de criar uma conta validando dados como o número de contribuinte, número de telemóvel, e-mail. Posteriormente indica as viagens que faz “que podem ser trajectos diários ou viagens esporádicas e regista directamente na plataforma”. Dados que “ficam disponíveis para todas as pessoas que vão procurar, sejam recolhas ou sejam entregas, naquelas localidades”, explica
Hugo Araújo.
Já a pessoa que pretende enviar o objecto através do transportador deve também registar-se na aplicação web ou mobile, procurando o ponto de entrega e de chegada. Aí constarão “todos os resultados com todos os transportadores que existem para aqueles filtros: data, hora, etc. e “de seguida faz o contacto directo e fecha directamente o negócio”.
A aplicação é gratuita e a Pick and Leave não cobra qualquer valor entre a transacção, isto porque os preços são combinados entre os utilizadores. “No nosso caso o objectivo é que as pessoas já que têm aquele custo diário, não custa nada registar aquela viagem numa plataforma e se alguém precisar que se faça isso a bordo, a pessoa explica se por um determinado valor faz ou não”, clarificou.
Segundo aquele responsável da Pick and Leave,as aplicações já existentes são de transportadoras próprias onde se requerem várias burocracias e cujos custos podem ser mais elevados.
Os potenciais utilizadores podem descarregar a aplicação disponível para android ou fazer o registo directamente no site ‘pickandleave.com’.
