Polícia espanhola regressa a Braga para auxiliar turistas

Até ao final da Semana Santa uma patrulha da Polícia Espanhola estará pelas ruas de Braga numa acção conjunta com a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Câmara Municipal de Braga (CMB) e a Associação Comercial de Braga (ACB).
Esta parceria surgiu há vários anos, e de acordo com a PSP tem contribuído para a diminuição da taxa de criminalidade.
Com a capacidade hoteleira praticamente esgotada, nas ruas é possível confirmar a presença massiva de espanhóis que chegam a Braga para conhecer e viver a Semana Santa. Com um cartaz muito próprio ligado às cerimónias religiosas, a cidade dos arcebispos acolhe nesta época do ano milhares de turistas, muitos deles vindos da Galiza, daí a continuidade deste trabalho de parceria.
Esta quinta-feira, patrulhas da PSP e da Polícia Espanhola juntaram-se na Arcada despertando a atenção dos turistas que por ali passavam. O objectivo passa precisamente por se mostrarem aos turistas, procurando transmitir um sentimento de segurança. As patrulhas pelo centro histórico são feitas a pé, de segway e de bicicleta, depois de uma parceria com a Câmara de Braga, que cedeu à PSP estes equipamentos para melhor cumprirem o seu papel.
“Nota-se uma diminuição da criminalidade” – Comandante da PSP
A apresentação de mais uma acção conjunta é acompanhada com um balanço positivo desta parceria com vários anos. Segundo o Comandante da PSP de Braga, Gomes do Vale, “nota-se uma diminuição da criminalidade” e admite até que “o decréscimo é acentuado”, sem revelar mais dados.
Um trabalho de proximidade que atrai mais turistas pelo contributo para o sentimento de segurança. De acordo com o Comandante da PSP de Braga o trabalho destas patrulhas faz-se “particularmente na zona histórica de Braga”.
Ano após ano tem aumentado o número de turistas do país vizinho e os diferentes agentes estão convencidos de que esta acção tem contribuído para este fenómeno.
Turistas espanhóis abordam de forma constante a patrulha que se encontra em Braga
Também a Polícia Espanhola está convicta da importância deste trabalho no terreno, até pelo sentimento manifestado pelos espanhóis que se encontram por estes dias na cidade. Segundo um agente que chegou de Vigo para a segunda experiência do género em Portugal – a primeira foi no ano passado na cidade do Porto – a presença dos polícias nas ruas da cidade acaba sempre por ser reconhecida quando passa um turista espanhol. Ainda assim, nem só para este sentimento de segurança serve a presença da Polícia espanhola que é abordada, por vezes, devido a pequenos incidentes. Os agentes espanhóis auxiliam nos trâmites necessários com denúncias e na tradução junto da Polícia de Segurança Pública.
Parceria conta com o apoio da CMB e da ACB
A Semana Santa tem particular significado para a autarquia, pela visibilidade do município além fronteiras e pelo impacto que o fluxo turístico gera junto dos comerciantes da cidade.
Firmino Marques, vice-presidente da autarquia refere que esta acção “é o reconhecimento da importância que o município e o país dá a esta ligação à Galiza”.
Uma semana que é também determinante para o comércio de Braga. O presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa, lembra que os turistas são também consumidores, e por isso, quanto mais segurança, melhor. “Achamos muito bem pois gera confiança para os consumidores passearem à vontade e os próprios turistas que nos visitam que, ao verem estas atitudes percebem que a PSP zela pela segurança de toda a gente que nos visita, o que é óptimo para o comércio”, apontou.
A Polícia Espanhola ficará por Braga até ao final da semana com patrulhas durante o dia, mas também à noite, ao longo das zonas por onde passam as procissões.
