Praia Fluvial da Ponte do Pico vai ter restaurante

Com mais uma bandeira azul para as praias fluviais de Braga, a autarquia prepara-se para lançar um concurso para a concessão de um restaurante na Ponte do Bico, em Palmeira. Ainda assim, a matéria não merece a concordância de todo o executivo. Em causa está o facto de se tratar de uma área classificada para equipamento, mas que no caso dará lugar a um restaurante de apoio à praia fluvial. Na reunião de câmara desta segunda-feira o vereador da CDU votou contra.


Carlos Almeida diz que “não é uma boa conduta o município dar um parecer favorável a um pedido de informação prévia que consolida direitos de construção, garantindo que um restaurante seja construído numa área de equipamento”. O vereador da CDU alerta que se está a tomar uma decisão “sem conhecer previamente o projecto e o seu impacto para a paisagem arquitectónica e urbanística de uma área sensível, que está junto de uma linha de água, que exige condicionantes bastante rigorosas”. O município e a junta de freguesia ainda não se decidiram pelo modelo. Pode ser construído e depois concessionado, mas pode também ser concessionada a sua construção à empresa que possa vir a gerir o espaço.

Mais tranquilo parece estar o Partido Socialista. O vereador Artur Feio lembra que a APA tem responsabilidades na matéria, acreditando por isso que nada que coloque em risco aquela zona possa acontecer. “A APA será seguramente chamada a intervir e é muito selectiva e criteriosa na forma como aprova estes projectos”, defende.

O autarca Ricardo Rio destaca o investimento significativo do município na Ponte do Pico com a praia fluvial de Palmeira, e assegura que todas as normas serão respeitadas. “É importante criar estas estruturas de apoio, e o que vier a ser feito respeitará as normas”, explicou.

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv