Práticas ambientais de Guimarães em destaque no URBACT

As políticas ambientais e a promoção da biodiversidade em Guimarães são apontadas como exemplo pelo URBACT, um programa europeu que promove o desenvolvimento urbano sustentável. O URBACT destaca o projecto P2GREeN, desenvolvido pelo município de Guimarães, em parceria com o Laboratório da Paisagem, um plano que pretende adicionar valor às áreas verdes da Cidade.


De acordo com a vereadora do ambiente, Sofia Ferreira, este é um projecto que visa desenvolver um conjunto de acções para “proteger a biodiversidade da cidade”. Executivo e Laboratório da Paisagem pretendem “abraçar a promoção da sustentabilidade no território”, esclarece.


O Laboratório da Paisagem inclui a fase de diagnóstico e caracterização com especial destaque para o mapeamento da presença de espécies exóticas invasoras, através do “Plano de Controle de Espécies Exóticas Invasoras”, bem como a indicação de protocolos para a erradicação dessas espécies. 


De referir que o município tem como prioridade continuar a apostar nas políticas ambientais como é o exemplo do projecto Incubadora de Base Rural.

“Esta incubadora é um projecto pioneiro muito interessante em que a autarquia disponibiliza um vasto conjunto de meios que vão desde od recursos humanos a financeiros, para que seja possível desenvolver esta base rural empreendedora de modo a contribuir para uma utilização mais sustentável e consciente do solo”, explica Sofia Ferreira.

Áudio:

Palavras da vereadora do ambiente da CMG, Sofia Ferreira, sobre o projecto P2GREeN.

Vanessa Batista
Vanessa Batista

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv