Preço das casas em Braga dispara 8,1%

O preço das casas em Braga disparou no primeiro trimestre deste ano. Comparativamente ao período homólogo de 2017, Braga regista um aumento na ordem dos 8,1%, o que faz da cidade bracarense uma das sete que registam um maior crescimento dos preços no país.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), nos primeiros três meses deste ano, 40 dos 308 municípios portugueses apresentaram um preço mediano de venda de habitação acima do valor nacional.
Os concelhos com os preços mais elevados localizam-se no Algarve, na Área Metropolitana de Lisboa e na Região Autónoma da Madeira. Lisboa foi o concelho que registou o preço mediano de vendas de habitação mais elevado de todo o país, com o valor de 2581 euros por metro quadrado.
Com valores acima de 1500 euros por metro quadrado destacaram-se ainda os municípios de Cascais, Loulé, Oeiras, Lagos, Albufeira e Tavira. Ao nível sub-regional, a Área Metropolitana de Lisboa foi onde se verificou a maior amplitude de preços da habitação entre municípios, sendo que o menor valor registou-se na Moita.
Durante o primeiro trimestre deste ano, face ao período homólogo, entre as sete cidades do país com mais de 100 mil habitantes, o Porto (+22,7%) destacou-se por registar o maior crescimento, seguindo-se Lisboa (+20,4%), Amadora (+13%), Vila Nova de Gaia (+10,8%), Funchal (+9,3%), Braga (+8,1%) e Coimbra (+4,1%).
Ainda assim, a cidade de Braga, com 705 euros por metro quadrado, manteve, tal como em trimestres anteriores, preços abaixo do valor nacional.
com Lusa
Áudio:
A jornalista Mafalda Oliveira sobre os dados hoje revelados pelo INE
