Preços de combustíveis não mexem na próxima semana

Depois de várias semanas de subida dos preços, o litro da gasolina vai permanecer inalterado na próxima semana, ainda que no valor mais alto desde Novembro. O gasóleo também não vai sofrer alterações.
Na semana a seguir à corrida às bombas de combustível para atestar os depósitos, provocada pelas falhas de abastecimento originadas pela greve dos motoristas de materiais perigosos, os preços da gasolina e do gasóleo vão ficar inalterados. No caso da gasolina, é a primeira vez que o preço não sobe em 11 semanas.
O litro da gasolina simples 95 ficará nos 1,546 euros da passada segunda-feira, e o gasóleo simples nos 1,383 euros.
A manutenção dos preços é um reflexo da estabilidade registada na cotação internacional dos produtos petrolíferos, já que a evolução destes depende do comportamento da cotação do petróleo e derivados nos mercados internacionais na semana anterior e ainda da cotação do euro face ao dólar — as matérias-primas são geralmente transacionadas em dólares e a valorização da divisa americana torna as exportações para o euro mais caras.
Desta forma, e depois de uma semana de correria e longas horas em filas de abastecimento para assegurar um depósito cheio ao longo do fim de semana prolongado da Páscoa, os condutores em Portugal poderão começar a respirar fundo, já que além da estabilização dos preços, também se sentirá a estabilização da oferta.
Conforme explicou a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) ao ECO, a normalização do abastecimento será uma realidade já no início da próxima semana.
De salientar, porém, que os preços dos combustíveis em Portugal podem variar de posto para posto.
