Prémio Dr. Manuel Monteiro valoriza história local

Está de volta o Prémio de História Local Dr. Manuel Monteiro. O concurso pretende trabalhar a identidade e património de Braga e presta homenagem ao bracarense Manuel Joaquim Rodrigues Monteiro, um homem da cultura que foi, entre outros cargos, político e escritor.
Presente na sessão de apresentação da 2.ª edição do concurso, que decorreu na passada sexta-feira, na Biblioteca Publica de Braga, a vereadora da Cultura, Lídia Dias, explicou que o concurso tem “como destinatários trabalhos de investigação originais, de teor historiográfico, relativos a Braga, nas diferentes dimensões: administrativa, antropológica, arqueológica, artística, cultural, económica, literária e patrimonial”.
Lançada em 2016, a 1.ª edição contou com 13 concorrentes. O trabalho vencedor resultou num livro sobre Tibães.
Parte integrante do júri, a professora Maria do Carmo Franco Ribeiro adiantou que serão valorizados os trabalhos que primem pelo “inédito, diversidade de fontes e que vão de encontro aos aspectos históricos e sociais da população de Braga”.
Os trabalhos devem ser entregues até ao dia 30 de Novembro. O vencedor, além da publicação da obra, recebe um prémio no valor de 2.500 euros. O resultado do concurso é anunciado pelo Município a 18 de Janeiro.
Até ao dia 30 de Novembro está também patente na Biblioteca Pública de Braga uma exposição sobre Manuel Monteiro, que se dedicou à história da cidade de Braga.
*Por Liliana Oliveira
Áudio:
Lídia Dias, vereadora da Cultura da CM Braga; Maria do Carmo Franco Ribeiro, membro do júri.
