Prémio Fotografia Martins Sarmento para valorizar Guimarães

A Sociedade Martins Sarmento, em Guimarães, promoveu a 2ª edição do Prémio de Fotografia Martins Sarmento. A edição, que arrancou em Julho do ano passado, esteve subordinada ao tema “Guimarães: Expedição Fotográfica” e pretendeu recolher novas visões sobre a cidade e o concelho, sob variadas perspectivas, sem quaisquer limitações quanto ao objecto. A iniciativa contou com 170 participantes e elegeu três vencedores, além de uma menção honrosa.
Marco Carreira, com a fotografia “Amarelo” [foto da notícia] conquistou o 1º lugar, o que lhe garante 1000 euros, o 2º lugar foi para Sara Fernandes com a fotografia “Coelima“, que assegura 500 euros, o 3º lugar ficou para Stefan Mathers com a fotografia “Estranhos mas Familiares“, que recolhe o valor de 250 euros, e a menção honrosa foi para Nuno Castro, com a fotografia “Contrição“, que garante ao participante o direito a um curso de fotografia a preto e branco.
Um dos membros da direcção da Sociedade e do júri do concurso, Miguel Frazão, diz que a iniciativa surgiu há dois anos “tendo em conta que Martins Sarmento, dentro das suas variadíssimas actividades, era fotógrafo e aplicou a fotografia na sua profissão de arqueólogo”. Miguel Frazão acrescenta que o concurso pretendeu “valorizar Guimarães e aumentar o espólio da Sociedade na fotografia”.
A edição deste ano, diz o membro da direcção, contou com “fotografias de grande qualidade que ficam para história, visto que ficam guardadas” pela instituição. Com mais de 170 participantes, Miguel Frazão revela que a escolha para nomear os vencedores não foi tarefa fácil mas o critério da “qualidade, impressão e enquadramento” prevaleceu.
As fotografias de todos os participantes vão estar patentes na Sociedade Martins Sarmento entre 11 de janeiro (dia da cerimónia de entrega dos prémios, pelas 18h) e 10 de fevereiro.
Áudio:
Membro da direcção da Sociedade Martins Sarmento e do júri de “Guimarães: Expedição Fotográfica”, Miguel Frazão diz que a iniciativa pretende lembrar a actividade fotográfica de Martins Sarmento
