Presidente dos Encontros da Imagem renuncia ao mandato

Rui Pires, o presidente dos Encontros da Imagem, pediu a renúncia ao mandato. A entidade cultural (Encontros da Imagem – Associação cultural), responsável pela realização do festival de fotografia com o mesmo nome, vai avançar para novas eleições que já estão marcadas para 11 de Abril.

Vai tratar-se do terceiro acto eleitoral desde Novembro do ano passado, algo que está a dificultar os trabalhos da associação que, ainda assim, “não se encontram parados”.

Rui Pires, presidente da direcção explicou à RUM que apresentou a renúncia ao mandato, porque “há alguma dificuldade para que todos os membros da direcção trabalhem no mesmo sentido e há uma falta de comunicação” no seio da direcção. O responsável acrescentou que, no seguimento da sua decisão, “dois membros da Assembleia e dois membros do Conselho Fiscal decidiram apresentar a renúncia ao mandato, estando, ainda assim, em funções”, mas lembrando que mediante estas posições “foram convocadas eleições para o dia 11 de Abril”.

Em causa estão conflitos internos com outro elemento da direcção, Carlos Fontes, que já transitou da direcção anterior que era liderada por Ângela Ferreira.

Associados reúnem-se esta sexta-feira

A “novela” já vai longa. Ao longo dos últimos tempos têm sido evidentes os sinais de desconforte entre os elementos da direcção. Existiu, através de várias comunicações enviadas para os associados, uma troca de acusações entre Rui Pires e Carlos Fontes. Troca de acusações essa que foi enviada para todos os associados. Essa polémica motivou uma reunião, que vai acontecer esta sexta-feira à noite, e que servirá para esclarecer todos os associados sobre este caso.

“Serve para apresentar as dificuldades, as divergências e diferentes pontos de vista numa reunião relativamente informal entre todos os associados para que toda a gente possa perceber, de viva voz, as dificuldades e pedir esclarecimentos às partes envolvidas”, admitiu Rui Pires.

Com o acto eleitoral marcado para 11 de Abril, Rui Pires não confirmou se vai apresentar candidatura a um novo mandato. “Essa decisão ainda não está tomada. Há, da minha parte e da parte das pessoas que renunciaram ao mandato, uma preocupação com o futuro dos Encontros e o trabalho não está parado em termos de programação e organização”, garantiu.

Apesar de assumir o andamento de alguns trabalhos, Rui Pires confessa que esta era uma situação desnecessária até porque “no momento em que houve eleições no ano passado a situação podia ter sido evitada não fosse a urgência da candidatura à DGartes”.

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv