Professor da UM lança livro sobre economia da F1

Paulo Reis Mourão, professor da Universidade do Minho, acaba de lançar o primeiro livro no mundo sobre a economia da Fórmula 1, sendo assim também o primeiro português a lançar uma obra sobre este tema.
“The Economics of Motorsports: The Case of Formula One”, editado pela inglesa Palgrave, é o nome do livro que mostra, em 300 páginas, aspectos como os custos das corridas, o papel dos media e patrocinadores ou de que forma a sociedade beneficia desta indústria. Conhecem-se ainda os segredos para ser uma equipa vencedora, as influências na sustentabilidade de um projecto e perspectiva-se o futuro da modalidade.
Em declarações à RUM, o professor universitário refere que o seu livro “toca em aspectos da Fórmula 1, nomeadamente aspectos de economia e aspectos de gestão financeira”. O livro aborda também “a sobrevivência profissional dos pilotos da Fórmula 1 em ambientes extremamente competitivos”.
O gosto pessoal pela área da Fórmula 1 aliada à economia foram a grande motivação do professor da Universidade do Minho para a elaboração desta obra, que foi possível concretizar em seis anos de trabalho intensivo.
Paulo Reis Mourão nasceu há 39 anos em Vila Real e vive em Braga. Fez o doutoramento em Economia pela UMinho, onde é professor auxiliar da Escola de Economia e Gestão, director do mestrado em Economia Social e investigador do NIPE – Núcleo de Investigação em Políticas Económicas, cruzando a economia com áreas como política, desporto, finanças, religião e cultura. Venceu o Prémio CNI de Economia do Brasil e o Literati Network Award for Excellence. Soma uma centena de artigos em revistas científicas e conferências, diversos livros e está no conselho editorial de várias publicações.
