Professor Vítor Aguiar e Silva homenageado na UMinho

O grupo dst, a Universidade do Minho, o Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) e o Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S), inauguraram a obra de arte “Artes, Humanidades e Engenharia”, uma escultura da autoria de Raúl Ferreira, em homenagem ao Professor Vítor Aguiar e Silva, docente catedrático do ILCH. A cerimónia aconteceu na Universidade do Minho e juntou num auditório o Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, o reitor da instituição minhota, António Cunha e várias figuras do meio académico e da cultura portuguesa.
O professor emérito recebeu a homenagem “com emoção e espírito de gratidão” e recordou os tempos em que “servia a Universidade do Minho”, mas também a Universidade de Coimbra. Vítor Aguiar e Silva relembrou ainda os seus alunos com nostalgia, “com quem aprendeu muito e que o obrigaram a acompanhar a evolução do tempo histórico”.
O Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, ressalva que “a homenagem representa, primeiro, uma grande homenagem a uma figura da cultura portuguesa. Depois, é um testemunho de vitalidade, de criação e de sentido da cultura e do ensino da parte da Universidade do Minho”.
O reitor da Universidade do Minho, António Cunha, acredita que esta homenagem e a escultura inaugurada “significam a celebração da Universidade em todas as suas dimensões, aquilo que a Universidade é, um grande centro de saber, que liga saberes, e é o que esta obra é, liga saberes, criatividade e arte”.
José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo dst, foi também uma presença assídua nesta homenagem. “Esta é uma homenagem a um homem que é um vulto da cultura portuguesa e temos de fazer com o passado não passe do ponto de vista das suas memórias”.
