Professores de Braga vão continuar em greve – SPN

Os professores de Braga vão continuar em greve depois dos serviços mínimos decretados ontem pelo colégio arbitral. A garantia foi deixada à RUM por Júlia Vale, do Sindicato de Professores do Norte (SPN). 

Os sindicatos dos professores pediram a aclaração da decisão do colégio arbitral que decretou que os serviços mínimos se vão aplicar aos conselhos de turma. O tribunal arbitral quer a existência de quórum nas reuniões de avaliação mas os sindicatos dizem que a decisão não faz sentido. O Ministério da Educação refere que a adesão à greve em curso é pequena, mas os professores garantem o contrário.

De acordo com Júlia Vale, do SPN, “os professores de Braga têm assumido esta luta e vão continuar a assumir”. “A adesão tem sido extremamente significativa”, prosseguiu. Lamentando que o ministério resista a agendar uma reunião com os sindicatos para negociar, Júlia Vale acusa a tutela de “afrontar os professores” e de “impôr soluções”.


A dirigente sindical vai mais longe e critica a postura da Confederação Nacional das Associações de Pais (CONFAP). “Muitos estudantes têm-se dirigido à FENPROF a dizer que estão com a luta dos professores e que estão completamente calmos com todo este processo, contrariamente àquilo que pretende transmitir o Ministério da Educação e a própria CONFAP, que tem tido um papel desastroso neste processo”, atirou Júlia Vale, apontando que a mesma “tem sido o braço direito do Ministério em vez de se preocupar com a educação das suas crianças e jovens”.

Áudio:

Júlia Vale, do Sindicato de Professores do Norte em declarações à RUM

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv