Programa 5 ao Dia vai abranger público sénior

O programa “5 ao dia, Faz crescer com energia” deverá em breve ser reformulado para o público sénior. Há oito anos que o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e a ‘Associação 5 ao dia’ em coordenação com o município bracarense desenvolvem junto das escolas um programa de promoção do consumo diário de cinco porções de frutas e/ou hortícolas, mas, dentro em breve, o público sénior poderá também ser desafiado a adoptar novas rotinas.
A novidade foi divulgada esta manhã no MARB pelo admnistrador do mesmo, Rui Martins. À margem do arranque da oitava edição com a presença de algumas dezenas de crianças do 4º ano do 1º ciclo, o responsável explicou que “já está perfeitamente formatado um projecto sénior” com adaptações, uma vez que a alimentação saudável é “mais no sentido correctivo e preventivo de algumas patologias frequentes” naquela faixa etária. As sessões poderão desenvolver-se “por exemplo, no mercado municipal”, sugeriu.
A possibilidade já foi apresentada à Câmara Municipal de Braga. Lídia Dias, vereadora da Educação sublinha a importância do programa no dia-a-dia das crianças, e admite abertura total do município para estudar a iniciativa direcionando-a para o público sénior. “Fazer este trabalho de reeducação compatível para eles (séniores) será uma mais-valia para melhorarmos a vida deles”, defendeu.
O programa ‘5 ao dia’ desenvolvido pela associação com o mesmo nome, em parceria com o Mercado Abatecedor da Região de Braga e a câmara municipal arrancou esta quarta-feira para a oitava edição com a visita de dezenas de crianças ao MARB. A vereadora da Educação assume que se trata de uma aposta ganha com margem para continuar. “Acredito que são embaixadores deste programa. Se esta mensagem for diária é por aqui que se faz a alteração de hábitos em favor de termos crianças, jovens e adultos mais saudáveis”, rematou.
Designado “Cinco ao dia faz crescer com energia, só neste ano lectivo 2017/2018, o programa chegará a 1800 crianças dos concelhos de Braga, Esposende, Terras de Bouro, Amares, Vila Verde e Fafe, com especial destaque para Braga com a passagem de 1500 crianças do primeiro ciclo pelo MARB.
