PS Braga está “doente” e precisa de “virar a página”

Jorge Faria, candidato à presidência da comissão política concelhia do PS Braga afirma que o partido “está doente” e corre o risco de “desaparecer por completo” se nada for feito. Sob o lema “Virar a Página: Ganhar os Bracarenses”, Jorge Faria apresenta-se aos militantes bracarenses assumindo que representa uma ala que quer tirar o partido do “buraco negro” a que chegou nos anos mais recentes. 

Esta manhã, na apresentação da candidatura à comunicação social, o candidato admitiu que “o momento eleitoral estava a passar despercebido” aos próprios militantes pela falta de comunição existente da actual direcção encabeçada por Artur Feio. No início de Dezembro, segundo as contas, apenas 158 militantes tinham as quotas em dia. Agora, o caderno eleitoral provisório conta com 617 militantes em condições de votar. Sobre a actualização dos números, Jorge Faria esclarece que a equipa que agrega “não pagou quotas a ninguém”, referindo ainda assim que “a outra lista terá pago repentinamente quotas a militantes”.

Referindo que a sede da concelhia do PS Braga “tem estado fechada” e que “pouco se discute lá dentro”, o opositor de Artur Feio neste acto eleitoral defende que o partido tem a obrigação de desafiar os bracarenses a “pensar a governação da cidade”.

Na moção apresentada, a lista refere, entre outros assuntos, que a actual direcção “não reconhece qualidades” a militantes com “opinião diferente”, excluindo-os dos processos do partido. Jorge Faria promete, por isso, regularidade de reuniões plenárias, a promoção de eventos locais e a interacção das estruturas locais com as nacionais. Quer ainda um horário de funcionamento diurno e nocturno para a sede da secção. Caso sejam eleitos, os elementos da lista de Jorge Faria comprometem-se a “colaborar e participar na vida do movimento associativo local”, identificando “carências e necessidades”. 

Outro dos objectivos internos passará pela criação grupos de trabalho sectoriais operantes e cooperantes, coordenados pelo secretariado.

Jorge Faria confirma ruptura com Artur Feio

O candidato Jorge Faria disse esta manhã aos jornalistas que contactou os vereadores Miguel Corais e Liliana Pereira no sentido de apresentar disponibilidade, caso seja escolhido pelos militantes, para “trabalhar com todos os eleitos que o partido tem”. O candidato reclama “estabilidade” para que o partido faça o seu trabalho enquanto oposição na Câmara Municipal de Braga e Assembleia Municipal de Braga, ainda que nunca se refira ao nome de Artur Feio, um dos três vereadores socialistas. 

Sobre a divisão interna, Jorge Faria insiste que é preciso trabalhar “fora da sede” e não em prol de um lugar no partido a nível local ou nacional. “Um partido é para servir”, realçou, acrescentando que os bracarenses “não querem saber das divisões do PS em Braga”.

“As principais preocupações dos bracarenses continuam por resolver”,  culpando o mau desempenho de Ricardo Rio à frente dos destinos do município desde 2013, mas também dos vereadores socialistas enquanto oposição no mandato anterior e actual. A reconversão da fiscalização do estacionamento pago à superfície e a requalificação da antiga Fábrica Confiança foram exemplos de má governação deixados pelo candidato.

As eleições para a Comissão Política Concelhia do PS Braga estão agendadas para o próximo dia 20 de Janeiro. Artur Feio apresenta-se como recandidato. Jorge Faria é o rosto da equipa que surge em colisão com o trabalho do partido nos últimos anos.

Alguns dos nomes que compõe a lista de Jorge Faria


A lista Virar a Página: ganhar os bracarenses é encabeçada por Jorge Faria, seguido de José Rodrigues de Oliveira e Maria do Carmos Antunes da Silva. Luís Amaro Cruz Cerqueira surge no quarto lugar da lista, seguindo-se António de Sousa Fernandes e Maria do Céu Sousa Fernandes. No último lugar da lista (61) aparece o nome de Nuno Alpoim, histórico socialista em Braga.

António Braga é mandatário da candidatura de Jorge Faria, assim como Maria do Carmo Antunes da Silva. Dulce Mota Campos e Marco Teixeira surgem como directores de campanha. Mariana Gonçalves e Luís Cerqueira são os mandatários para a Juventude.

Áudio:

Candidato contra Artur Feio, Jorge Faria deixa críticas ao trabalho realizado pelos actuais responsáveis e promete PS aberto a todos

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv