PS em campanha. “Estatuto do cuidador permite arranque de vários projectos-piloto”

Em época de campanha eleitoral, o PS de Braga visitou esta manhã a Associação em Diálogo, na Póvoa de Lanhoso, que presta cuidados a idosos e doentes. O encontro serviu para os socialistas enaltecerem o estatuto do cuidador informal, lei aprovada em Assembleia da República no passado mês de Julho e que visa apoiar aqueles que prestam informalmente cuidados a pessoas em situação de dependência. 

O estatuto define, entre outras medidas, um subsídio de apoio aos cuidadores, o direito ao descanso e medidas especificas relativamente à sua carreira contributiva. A cabeça de lista do PS por Braga, Sónia Fertuzinhos, sublinhou que a lei aprovada “vai permitir o arranque de vários projectos-piloto num trabalho que importa fazer sobre um apoio às pessoas que cuidam”.


A socialista referiu ainda que o estatuto do cuidador informal garante “os direitos e a independência, tanto quanto possível, das pessoas que são cuidadas”. Estima-se que em Portugal existam até 240 mil pessoas cuidadas em situação de dependência. 

Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv