PS Guimarães arranca hoje celebrações do 25 de Abril

O PS de Guimarães começa já esta segunda-feira a celebrar o 25 de Abril, Dia da Liberdade. Esta noite realiza-se uma sessão evocativa da fundação do PS, pelas 21h30, com a apresentação de testemunhos daqueles que foram os pioneiros nos primeiros anos da intervenção do partido em Guimarães. Na quarta-feira, dia 25 de abril, realiza-se o habitual almoço comemorativo do 25 de abril de 1974, com várias homenagens.
Luís Soares, presidente da concelhia do PS de Guimarães, explicou à RUM que “celebrar em Guimarães esta efeméride é não só uma responsabilidade do Partido Socialista, como também uma tradição para manter”.
O objectivo é também recordar a história do partido localmente, recuando às primeiras eleições autárquicas que o PS venceu em Guimarães. “O PS tem uma história ligada a esse momento da história portuguesa, que também foi o período de transição”, explicou.
A sessão desta segunda-feira “pretende reunir os protagonistas em Guimarães em 1976, nesse processo de transição pacífico para a democracia, com cidadãos e militantes do PS”. Mota Prego, José Ferreira Lopes, Edmundo Marques, António Castro, Herculano Cunha, Manuel Salgado, João Ribeiro da Silva, Oliveira Rodrigues, Handel Oliveira e António Magalhães são os convidados que recordarão esses primeiros tempos pós abril.
Na quarta-feira, dia 25 de abril, realiza-se o habitual almoço comemorativo do 25 de abril de 1974, com várias homenagens, nomeadamente os autarcas de freguesia que cessaram funções em 2017 e os militantes que celebram este ano 25 anos de militância.
Áudio:
Luís Soares, líder do PS em Guimarães, explica o objectivo das comemorações
