PS sugere expropriação do Shopping Santa Cruz

O Partido Socialista (PS) de Braga considera que o município deve equacionar a possibilidade de expropriação do Shopping Santa Cruz. Depois do arrendamento do S. Geraldo e da utilização futura que será dada ao edifício do Pé Alado – vai albergar a União de Freguesias de S. Lázaro e S. João do Souto -, o PS quer ver dinamizado aquele quarteirão da cidade.

Quem avançou isso mesmo foi a vereadora municipal Liliana Pereira que explicou que o “município deve, pelo menos, equacionar a possibilidade e depois avaliar mediante os recursos”.

A socialista explicou que o espaço “já não serve os fins para os quais foi construído” e lembrou um projecto que venceu um concurso de ideias e que consistia em criar no local um “quarteirão das artes” que unisse Theatro Circo, S. Geraldo e Shopping Santa Cruz.

“A Câmara deve pensar seriamente numa solução para aquele edifício”, considerou.

Na resposta, Ricardo Rio colocou de parte essa hipótese, justificando que a Câmara “não pode entrar numa lógica de municipalização de qualquer edifício sob pena do município não ter recursos para mais intervenções”. “Não se pode pensar que a Câmara vai, sistematicamente, sempre que há um edifício degradado, fazer uma intervenção e financiá-la”, acrescentou o presidente do município que deu conta do “excessivo fraccionamento da propriedade”, uma vez que há uma “multiplicidade de proprietários que irá fazer com que qualquer processo negocial seja ainda mais moroso”. Esse é, no entender do edil, mais um dos entraves para que se possa fazer algo concreto no Shopping de Santa Cruz.

Recorde-se que o município de Braga é proprietário de algumas parcelas no edifício, nomeadamente algumas zonas na cave do shopping. 

Daniel Silva
Daniel Silva

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv