PSD Braga. Hugo Soares quer acrescentar vitórias às vitórias

Foi com vários apoios de peso que Hugo Soares apresentou hoje, à imprensa local, a lista (A) que encabeça à comissão política concelhia do PSD Braga. João Granja e Rui Morais são candidatos à vice-presidência.

O actual presidente da comissão política e também deputado na Assembleia Municipal diz que se recandidata com resultados que o orgulham e com objectivos bem delineados para os próximos dois anos. Sobre o surgimento de uma lista alternativa pela primeira vez em quinze anos, Hugo Soares saúda a atitude, ainda que esteja totalmente confiante num resultado “esclarecedor” dos militantes na próxima sexta-feira.

Hugo Soares refere que se trata de uma lista de continuidade, que quer “somar vitórias às vitórias”, de olhos postos, nos próximos meses, nas eleições europeias e legislativas.

Desde 2004 que não existia uma lista opositora na comissão política concelhia do PSD Braga. Com Humberto Carlos no caminho, Hugo Soares refere que é “positivo” para o debate interno e para mobilizar os militantes, mas considera também que se trata de uma “aventura” do seu opositor, ainda que “meritória”. 

“Vejo essa candidatura em alternativa à nossa como positiva para o debate interno e isso só nos deve mobilizar para os combates que se avizinham. Há um projecto consolidado, de um percurso de há muitos anos a esta parte, e os militantes têm este projecto em alternativa a um projecto de experiência, de aventureirismo e por isso como tem também essa novidade é altamente meritório”, analisou.

Questionado sobre se a lista de Humberto Carlos possa ter surgido mais numa estratégia nacional do que local tendo em conta que o candidato da Lista B é um apoiante claro de Rui Rio, Hugo Soares diz esperar que não seja o caso. “As concelhias devem ter como base um projecto de afirmação do poder local. E a candidatura que protagonizo está totalmente mobilizada para apoiar o presidente do partido para os desafios que se avizinham”, começou por responder o social democrata acrescentando que se devem distinguir “as posições individuais de cada um, que se pode rever mais ou menos numa liderança nacional do partido, daqueles que representam as instituições do partido, a forma como se devem comportar e corresponder àquilo que são os desafios”. 

Nessa matéria e olhando para as legislativas, Hugo Soares realça que a sua lista está “absolutamente comprometida na eleição de Rui Rio”. O social democrata deu ainda o exemplo de Rui Morais “entre várias outras pessoas” que, se não fosse assim, estariam “noutra lista qualquer”.

Para as eleições agendadas para sexta-feira podem votar 624 militantes e Hugo Soares espera que continuem a depositar confiança nas pessoas da sua lista. “Há dois projectos, um consolidado, de um percurso que começou em 2004 (Lista A). É um projecto de pessoas com muita experiência política, quer local quer nacional, um projecto com autarcas de freguesia, com membros da Assembleia Municipal, com gente que está há muitos anos na política mas que não precisa da política para viver. Os militantes têm este projecto em alternativa a um projecto novo (Lista B), de experiência, de aventureirismo. Esperamos sair vencedores”,  respondeu.


“Portugal está pior do que em 2015”


Hugo Soares afirma que o país está pior do que em 2015. “Vamos ter um empenho muito, muito especial nas legislativas de Outubro. Fazemos uma avaliação muito negativa da governação de António Costa. Temos um país pior do que em 2015. É por isso que estamos absolutamente mobilizamos para defender o projecto liderado por Rui Rio”, esclareceu. O candidato da Lista A compromete-se a fazer tudo para que Braga seja “um dos concelhos onde o PSD tenha uma votação maior no país”.

Internamente, Hugo Soares anunciou o reforço ao acompanhamentos aos eleitos nas freguesias através da criação de “uma estrutura autárquica para o acompanhamento formativo dos presidentes eleitos, ajudando também os autarcas na oposição nas freguesias” com o objectivo de “acrescentar vitórias às vitórias”.

A lista A quer também reforçar a renovação e qualificação dos seus quadros através da JSD. A criação de plataformas de trabalho sectorial visam também aproximar os simpatizantes que querem ter uma voz mais activa.

Ricardo Rio, autarca de Braga, é o mandatário da candidatura. Hugo Soares diz que é com muito orgulho que vê este sinal que simboliza a “união do partido em Braga”. “É, de longe, um dos melhores presidentes de câmara que o país pode hoje ter a governar num município. Enche-nos de orgulho”, afirmou.

Na sala a assistir à conferência de imprensa estiveram presentes vários presidentes de junta, o actual presidente da JSD e o vereador João Rodrigues, mas também Sandra Cerqueira, da administração dos Transportes Urbanos de Braga, João Correia, assessor de Sameiro Araújo e Joaquim Barbosa, deputado municipal pelo PSD.

Áudio:

Hugo Soares em declarações à imprensa local na sede concelhia do partido

Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
NO AR Rádio RUM em Direto Próximo programa não definido
aaum aaumtv