PSD de Guimarães queixa-se de problemas de trânsito

Foi junto à rotunda de Silvares, em Guimarães, que o PSD local decidiu hoje manifestar a insatisfação quanto aos problemas de trânsito do concelho, matéria há muito discutida entre as forças políticas e os cidadãos vimaranenses.
O presidente do PSD, Bruno Fernandes, começou por dizer que o trânsito foi “um tema central das últimas autárquicas e é transversal a todos os partidos e a todos vimaranenses”. O social-democrata classificou o trânsito “como caótico” e enumerou, depois, “o desnivelamento de Silvares, a requalificação da EN101 (que liga Guimaraes às Taipas) – calvário diário para milhares de vimaranenses – a estrada da cidade a Lordelo, e o encerramento da circular urbana, que não está completa” como os principais problemas de acessibilidade.
Indicados os problemas, Bruno Fernandes lançou-se à autarquia e a Domingos Bragança. “A Câmara Municipal, na pessoa do seu presidente, apenas anuncia projectos e não os concretiza. Anuncia para enganar os vimaranenses e para encher capas de jornais porque depois o que vemos é o tempo passar”, afirmou.
O social-democrata continuou o rol de acusações e referiu que “não é admissível que, nos dias de hoje, um concelho que foi capital da Cultura, que quer ser um concelho de cidade média europeia, que tem uma pujança económica que resulta muito das suas empresas, e que, naquilo que é a competência da autarquia, não haja competência para resolver estes problemas de acessibilidade”.
Infraestruturas de Portugal não é a culpada pela demora?
A Infraestruturas de Portugal (IP) é a responsável pela gestão e monitorização das estradas municipais em Guimarães, ainda que a recente descentralização de competências aos municípios preveja que essa gestão passe, em breve, para o município. Questionado sobre se a delegação da competência actual das estradas, entregue à IP, não é o principal entrave ao avanço nas obras de trânsito, Bruno Fernandes serviu-se dos concelhos vizinhos e assinalou que noutros municípios “aquilo a que se assiste é coisa muito diferente do que se assiste em Guimarães”.
“Nós vimos municípios da nossa dimensão a resolver os calvários que têm, seja com a Infraestruras de Portugal, seja com outras entidades públicas. O que fica claro é a inércia da Câmara Municipal porque já desde 2004 que se fala nisto. Recordo que o município é liderado pelo PS faz este ano 30 anos, o governo do PS foi eleito há quatro, este presidente foi eleito há cinco e não consegue resolver um problema de acesso de entrada à auto-estrada: desculpem mas isso é inaceitável”, rematou.
Áudio:
Bruno Fernandes, líder do PSD em Guimarães, acusa Domingos Bragança de prometer e não concretizar e diz que os problemas no trânsito local são um entrave ao desenvolvimento económico
